Mobilidade Sampa – A ViaMobilidade já recebeu 30 quilômetros de trilhos no pátio Presidente Altino, em Osasco, para as trocas programadas ao longo de 2024. Com essa entrega, a concessionária atingirá a meta de substituição totalizando 60 quilômetros até o final do ano.
Os trilhos foram produzidos em Gijón, na Espanha, e chegaram ao Porto de Santos, sendo transportados por meios rodoviários até o Pátio Presidente Altino.
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Em 2023, a ViaMobilidade alcançou a meta de substituir 15 mil dormentes e 30 quilômetros de trilhos nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Além de proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros, a troca reduz o desgaste nos trens, minimizando vibrações e ruídos, beneficiando também os moradores do entorno das linhas.
Até o final de 2024, um total de 60 quilômetros de trilhos será substituído nas vias principais. Algumas trocas envolvem barras com mais de 100 metros de comprimento, otimizando os trabalhos de substituição e acelerando o processo de revitalização das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
A equipe de Via Permanente utiliza um aparelho a laser para medir o desgaste dos trilhos. Quando atinge o valor máximo de desgaste na parte superior do trilho (chamada de boleto), é realizada a substituição.
Os trabalhos de manutenção, tanto de troca de trilhos quanto de troca de dormentes, ocorrem de madrugada, fora do horário comercial, e aos finais de semana, de maneira programada, com avisos antecipados aos passageiros sobre mudanças operacionais.
Com um contrato de concessão válido por 30 anos, que prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões nos três primeiros anos de operação, a ViaMobilidade já investiu mais de R$ 2,9 bilhões nas duas linhas, que transportam diariamente cerca de 800 mil pessoas. Para 2024, estão planejados investimentos adicionais de R$ 1,2 bilhão em melhorias para garantir segurança operacional, viagens mais confortáveis e ágeis, além da revitalização das vias. Recursos serão destinados a outros trabalhos de manutenção, como reforma de subestações e cabines, obras em estações e modernização dos sistemas de controle e sinalização, entre outros.
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