Metrô CPTM – A CPTM adiou a implantação de duas novas estações na Zona Leste de São Paulo. As estações Lajeado da Linha 11-Coral e União de Vila Nova na Linha 12-Safira tiveram seus cronogramas reprogramados.
As informações foram retiradas do Relatório Integrado 2023 divulgado pela CPTM. Nele constam o andamento de projetos de expansão do atendimento sobre trilhos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Estação Lajeado da Linha 11-Coral está localizada entre Guaianases e Antônio Gianetti Neto, no extremo leste da cidade de São Paulo.
Segundo o documento, a CPTM conseguiu elaborar o Relatório Ambiental Prévio (RAP) e também o estudo para desapropriações.
Os estudos produzidos foram enviados para a CDHU que deverá avaliar os projetos junto a empreendimentos que deverão ser realizados por ela.
Em 2024, a CPTM deverá aprovar o estudo de implantação da estação e dar início ao projeto executivo. A nova previsão de entrega da estação é 2028.
Nova parada na Linha Safira
A Estação União de Vila Nova da Linha 12-Safira está localizada entre as estações São Miguel Paulista e Comendador Ermelino, também na Zona Leste de São Paulo.
A CPTM deverá assinar um contrato para a realização de serviços preliminares e complementares. Segundo o documento, o processo de contratação para estes serviços estava previsto para dezembro de 2023.
Em 2024, a CPTM tem como metas finalizar os estudos preliminares e serviços complementares, bem como elaborar o método construtivo da estação. A nova data de entrega da estação está prevista para 2028.
No entanto, ambos os projetos podem passar por alterações já que o governo do estado pretende conceder as linhas 11, 12 e 13-Jade para a iniciativa privada nos próximos anos.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/estacoes-lajeado-e-uniao-de-vila-nova-da-cptm-foram-adiadas-para-2028/
Seja o primeiro a comentar