Metrô CPTM – Depois de viagens para a China e Europa, o governo do estado de São Paulo iniciou uma nova “missão” em busca de investidores para os projetos da atual gestão.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera a nova tour que tem como destino Nova York, nos EUA. Lá, ao que tudo indica, ele apresentará o projeto de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, operadas pela CPTM.
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Segundo o governo serão 18 projetos entre 44 que estão previstos para serem leiloados até 2026, quando finda o mandato de Tarcísio. Entre as reuniões estão um encontro com membros da XP Investments e reuniões com investidores organizadas pelo Banco Santander e Bank of America.
A concessão dos três ramais que operam na região leste da Grande São Paulo foi anunciada meses atrás e a Secretaria de Parcerias em Investimentos mantém um cronograma bastante otimista para o projeto.
Segundo a pasta, o pacote, orçado em R$ 10 bilhões, deverá ter a primeira audiência pública neste semestre (Tarcísio chegou a apontar que o evento ocorreria em maio).
O edital de concessão pode ser lançado no 3º trimestre e o leilão, no final deste ano, com assinatura do contrato em 2025.
No entanto, é pouco crível que essas metas sejam cumpridas. Embora o governo tenha obtido mais experiência com concessões de trens metropolitanos após leiloar as linhas 7, 8 e 9, há todo um período de estudos e discussão necessários para amadurecer o projeto.
Sendo assim, pensar que isso pode ser feito em apenas um ano soa bastante incomum.
A concessão das três linhas em conjunto foi revelada com exclusividade pelo MetrôCPTM em junho de 2021, quando a CCR apresentou um pedido ao governo para avaliar essa possibilidade.
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