O Globo – Lisboa e Madri poderão ser novamente conectadas por trem, em viagens sem escala e, no futuro, em alta velocidade. Ao menos é isso que as autoridades portuguesas e espanholas pretendem, com uma série de obras nas malhas ferroviárias dos dois países ibéricos. O novo serviço, no entanto, só deverá estar disponível a partir de 2027. A informação foi passada pelo próprio governo português, ao anunciar planos para construção de novos aeroportos e estradas de ferro.
Desde 2020 não é mais possível pegar um trem em Lisboa e descer em Madri, ou vice-versa. O último serviço ferroviário conectando as duas cidade de maneira direta foi um trem noturno, operado pela Renfe, a companhia ferroviária estatal espanhola, e suspenso por conta da pandemia de Covid-19.
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A ideia é que o novo serviço ferroviário percorra o trajeto entre as duas cidades em seis horas, que é um tempo de viagem equivalente ao de carro (de ônibus chega-se em cerca de sete horas). Quem escolhe ir de uma capital a outra de trem, atualmente leva no mínimo nove horas, e precisa fazer ao menos duas conexões no caminho. A médio prazo, as autoridades de ambos países esperam reduzir o tempo de viagem ainda mais, para três horas. Mas isso só será possível quando toda a malha ferroviária puder receber trens de alta velocidade, o que está previsto para acontecer até 2034.
Por enquanto, o sonho da viagem de trem sem escalas é alimentado por uma série de melhorias na malha ferroviária da região, a começar pela construção de uma terceira ponte sobre o Rio Tejo, que separa os territórios de ambos os países.
De acordo com o portal The Local, do lado espanhol já foram construídos 150 quilômetros de estradas de ferro entre Plasencia, Cáceres e Aragão, e o governo local de Castilla-La Mancha está negociando com a Secretaria dos Transportes e Mobilidade Sustentável da Espanha para construir outro trecho da rota.
Em Portugal, a construção já começou entre Évora e Elvas e deverá estar operacional em 2025. Há ainda planos para melhorar as ligações existentes entre Porto e Vigo (na Galícia, Espanha) e Porto e Lisboa. O trem entre Porto e Lisboa será duas vezes mais rápido, podendo também haver um percurso direto de Vigo para Lisboa (por enquanto, é necessário fazer ao menos uma baldeação neste trecho).
Ainda de acordo com o The Local, a ideia de ambos os governos é conseguir reduzir drasticamente o número de voos diários entre Lisboa e Madri (cerca de 40 atualmente), e também entre Lisboa e Porto (hoje em dia na casa dos 20), numa medida considerada benéfica ao meio ambiente.
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