Metrô CPTM – O Metrô de São Paulo publicou a habilitação e resultado final da licitação para elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa que deverá ligar Santa Marina até Santo André, no ABC Paulista.
O projeto básico é o instrumento fundamental para que possa haver a licitação das obras. Ela aprofunda de forma geral as principais características da linhas em relação aos aspectos de engenharia, arquitetura e sistemas.
A licitação foi dividida em dois lotes, sendo o Lote 1 corresponde ao trecho entre as estações Santa Marina e Abraão de Moraes, enquanto o Lote 2 corresponde ao trecho entre as estações Cursino até Santo André.
Em ambos os lotes estão incluídos projetos de VSEs, subestações, vias, sistemas e pátios (Santa Marina e Rhodia) nos respectivos subtrechos.
Participaram quatro grupos de empresas, sendo elas o Consórcio L20 Projetista, Consórcio MNEPI Linha 20, Consórcio Sener Setepla-Egis-Setec e Consórcio CAS L20 – Civil – Arquitetura -Sistemas.
O certame foi decidido através de avaliação de propostas financeiras e técnicas. Enquanto a primeira aborda o custo dos serviços, a segunda é uma avaliação profunda do quadro de profissionais e experiência em projetos de semelhante teor.
O julgamento das propostas técnicas teve como líder o Consórcio Sener-Setepla-Egis-Setec com 818,8 pontos. A segunda colocada foi o Consórcio MNEPI Linha 20 com 782,7 pontos. Todas as proponentes tiveram os mesmos resultados para os dois lotes.
O julgamento das propostas financeiras teve como líder o Consórcio MNEPI Linha 20 com oferta de R$ 85,4 milhões para o Lote 1 e R$ 52,4 milhões para o Lote 2. A segunda colocada foi o Consórcio Sener Setepla-Egis-Setec com proposta de R$ 114,9 milhões e R$ 77,9 milhões para os lotes 1 e 2 respectivamente.
As regras do edital previram ponderação entre propostas técnicas e financeiras. Pelos cálculos do Metrô o grupo com a melhor pontuação final foi o Consórcio MNEPI Linha 20 com 847,89 pontos nos dois lotes.
Foi realizada então a etapa de validação da proposta financeira para verificar se os valores ofertados são compatíveis com o projeto. O valor mínimo aceitável é de 70% do orçamento do Metrô ou da média aritmética de todas as propostas, validando o que for menor.
Tanto para o Lote 1 como para o Lote 2 o Metrô confirmou que as propostas financeiras são exequíveis, ou seja, estão validadas e dentro das regras do edital.
A proposta do Lote 1 apresentou redução de 26,92% do orçamento do Metrô, enquanto o Lote 2 teve redução de 27,71% do orçamento estimado.
O processo licitatório ainda passou pelas análises técnicas fiscais e jurídicas, ambas apontando para a regularidade do consórcio líder. O metrô buscou negociar os valores junto com a proponente, mas não houve redução dos valores.
Desta forma o Metrô sagrou como vencedora do certame o Consórcio MNEPI Linha 20 formada pelas empresas Maubertec Tecnologia em Engenharia Ltda, Nova Engevix Engenharia e projetos SA, Pólux Engenharia Ltda e Intertechne Consultores SA. O grupo também havia vencido uma concorrência semelhante para produzir os documentos técnicos da Linha 19-Celeste.
O valor final do contrato será de R$ 137,8 milhões e com prazo de 24 meses, sendo 20 meses para execução dos serviços. O contrato deverá ser assinado efetivamente nas próximas semanas.
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