Metrô CPTM – A operação da Linha 6-Laranja de metrô está em processo de delineamento. Conforme o processo de construção se consolida, as equipes de operação da LinhaUni já começam a traçar estratégias para a operação do ramal.
Durante a apresentação dos novos trens da Linha 6-Laranja foram divulgadas algumas das características da futura operação. Inicialmente está planejado o funcionamento em duas fases.
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A primeira etapa de operação da Linha 6-Laranja ocorrerá entre as estações Brasilândia e Perdizes, primeiro trecho a ser aberto a partir de outubro de 2026. A extensão operacional contará com aproximadamente 8,2 km de vias e 14 trens circulando em horário de pico.
A segunda etapa de operação deverá ocorrer posteriormente, com a abertura do trecho até a Estação São Joaquim no quarto trimestre de 2027. Nesta etapa a Linha 6-Laranja deverá ter aproximadamente 13,6 km de vias operacionais. Estão previstos 20 trens circulando no horário de pico.
O sistema de sinalização do trecho será o CBTC fornecido pela empresa alemã Siemens, que também está implantou o sistema na Linha 4-Amarela. O intervalo previsto será de 2:14 minutos no horário de pico, podendo chegar ao limite de 1:15 minutos.
Em regra, o intervalo projetado é de 25 trens por hora, representando uma oferta de 51,1 mil passageiros/hora/sentido. No cenário extremo, com intervalo de 75 segundos, a oferta praticamente irá dobrar, chegando a 48 trens/hora. Neste cenário a oferta será de 98,1 mil passageiros/hora/sentido.
Segundo dados da LinhaUni, o percurso total entre Brasilândia e São Joaquim deverá ter duração de 23 minutos. Isso representa uma velocidade média de 35,5 km/h.
O site realizou alguns cálculos e estimou que a distância média entre trens no cenário de operação plena do ramal será de 1.362 metros. Considerando o intervalo de 144 segundos planejado a velocidade média será de 34 km/h, compatível com as expectativas da concessionária.
No cenário extremo a velocidade média das composições para o atingimento do headway de 75 segundos seria de 65,3 km/h. Cabe citar que este é um cenário limite que poderá ocorrer em situações excepcionais.
Em termos gerais, a operação da Linha 6-Laranja entre Brasilândia e São Joaquim contará com dois trens como reserva operacional. O trecho também conta com estacionamentos estratégicos que permitirão a injeção e recolhimento de trens, permitindo maior fluidez e tomadas de decisão mais eficazes.
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