Mobilidade Estadão – O primeiro dos novos trens da Linha 15-Prata foi recebido pelo Metrô, em evento na China. O veículo foi entregue na mesma cidade em que foi produzido, em Wuhu. Além da entrega, parte da nova composição também iniciou o processo de envio para o Brasil. De acordo com o Governo de São Paulo, o trem deve chegar ao País até outubro deste ano.
A encomenda que vai atender à expansão da Linha 15-Prata conta com mais 18 veículos, encomendados pela empresa gerenciadora do serviço. Conforme previsão da empresa, os novos trens devem chegar ao Brasil até 2026. Além disso, neste período, o Metrô está construindo as novas estações da Boa Esperança e Jacu Pêssego, no sentido leste. Já no sentido oeste, estão em andamento as obras para a estação Ipiranga.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os veículos produzidos pela PATS, uma joint-ventura entre a Alstom e a CRRC, têm tutela do Consórcio CEML, responsável pela construção da via. Antes de entrar em operação, a nova composição passará por um processo de testes dinâmicos e estáticos. Além disso, devem passar por protocolos para certificar a segurança.
Atualmente, a Linha 15-Prata conta com sete vagões com passagem entre eles, sistemas de telecomunicações, de gestão inteligente de energia, de monitoramento por câmeras, iluminação de LED e mapa dinâmico. De acordo com o governo de SP, os novos veículos são similares em layout e funcionalidade aos já utilizados.
Seja o primeiro a comentar