Trem do Pampa: vinhos finos e belas paisagens nos trilhos gaúchos, perto da fronteira com o Uruguai

O Globo – As belezas da Campanha Gaúcha, com suas extensas planícies na fronteira do Brasil com o Uruguai, são o pano de fundo do mais novo passeio turístico do Rio Grande do Sul. A partir deste sábado, 20 de julho, começa a operar o Trem do Pampa.

Durante três horas, o passeio percorrerá 20 quilômetros de estrada de ferro dentro do município de Sant’Ana do Livramento, a quase 500 quilômetros de distância de Porto Alegre. Durante três horas, os passageiros poderão não apenas curtir o visual como também apreciar apresentações musicais e culturais de artistas locais, aprender mais sobre a história do Rio Grande do Sul e degustar vinhos e sucos de uvas produzidos na região.

O trem sairá da estação central de Sant’Ana do Livramento e fará uma parada na estação de Palomas, localidade de um dos cartões-postais mais famosos da cidade, o Cerro Palomas. E também endereço da Almadén, da Miolo Wine Group. Ali, o passageiro pode visitar a vinícola, degustar vinhos e espumantes elaborados com uvas cultivadas em alguns dos vinhedos mais antigos do Brasil e fazer compras no primeiro free shop de vinhos brasileiros.

Apesar de não ser tão conhecida neste sentido quanto a Serra Gaúcha, a Campanha Gaúcha é a segunda maior produtora de vinhos finos do país e tem Indicação de Procedência (IP), reconhecimento dado a produtos ou serviços originários de uma determinada região, cujas características ou qualidade são exclusivamente ou essencialmente atribuídas ao local de origem.

A importância do vinho para o passeio, aliás, está representado nos nomes dos vagões da composição, batizados em homenagem a uvas bastante comuns por lá, Tannat e Cabernet. O trem, com capacidade para cem passageiros e equipado com janelas panorâmicas, é de fabricação nacional e o primeiro modelo leve sobre trilhos feito pela Marcopolo Rail.

O passeio é realizado pela Giordani Turismo, a mesma empresa responsável pelo Trem do Vinho de Bento Gonçalves, e acontece sempre aos sábados – exceção a duas datas extras ainda disponíveis em julho, nos dias 21 (domingo) e 26 (sexta). O bilhete custa R$ 135 por pessoa e inclui um trecho de transporte rodoviário entre Palomas e o centro de Sant’Ana do Livramento. Mais informações e reservas pelo telefone (55) 3965-0088 ou através do site tremdopampars.com.br.

Fonte: https://oglobo.globo.com/boa-viagem/noticia/2024/07/20/trem-do-pampa-vinhos-finos-e-belas-paisagens-nos-trilhos-gauchos-perto-da-fronteira-com-o-uruguai.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0