Metrô CPTM – Os trens da Série 3000 da CPTM fabricados pela Siemens já completaram três anos e meio desde que foram estacionados no Pátio Luz. Recentemente o status das composições foi atualizado para imobilizado.
Segundo informações obtidas por este site, a última vez que uma composição da Série 3000 operou foi em fevereiro de 2021. Os trens prestavam serviço pelo Expresso Linha 10 entre Tamanduateí e Santo André.
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A CPTM chegou a firmar contrato para manutenção e modernização da frota junto a Alstom. O contrato, porém, foi rescindido de comum acordo, deixando os cinco trens sem perspectiva de retorno.
O status “imobilizado” significa que a composição não tem condições técnicas para operar, apesar de compor a frota operacional da companhia. Presume-se que os trens necessitem de grandes intervenções para seu retorno.
O site questionou a CPTM sobre este tema, que surpreendeu ao revelar que cogita reativá-los.
“A CPTM realiza estudo de viabilidade técnico-financeira para a remobilização dos 5 trens da série 3000.”
Os estudos de viabilidade para a remobilização, caso sejam aprovados, poderão reforçar a frota operacional da Linha 10-Turquesa no médio prazo. Com a concessão das linhas 11, 12 e 13, o ramal ficaria “no limite” de sua frota.
Serviço repassado à iniciativa privada?
Existe a possibilidade de delegar a remobilização dos cinco trens à futura concessionária das linhas 10 e 14, do mesmo modo que foi acordado com a ViaMobilidade nas linhas 8 e 9 em relação a dois trens da Série 7000 que estavam, inclusive, em situação pior.
As composições foram compradas em 1997 e entraram em operação em 2001 inicialmente na Linha 9-Esmeralda, recém modernizada. Os trens tiveram passagem pelas linhas 8-Diamante, 7-Rubi e encerraram suas operações na Linha 10-Turquesa.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/cptm-estuda-a-reativacao-de-cinco-trens-da-serie-3000/
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