CPTM autoriza estudos para levar Linha 13-Jade até encontro com o Metrô

Metrô CPTM – A CPTM realizou o primeiro aditamento ao projeto de extensão da Linha 13-Jade. Agora os estudos deverão contemplar a extensão para oeste, que inclui a estação Gabriela Mistral, onde será possível embarcar na Linha 2-Verde do Metrô.

O termo aditivo é um acréscimo ao contrato que acrescenta ou modifica itens já firmados. O ajuste contratual deverá prolongar o contrato, o que acarretará em maiores custos.

O instrumento original previa o estudo técnico, sondagens e elaboração de anteprojetos para a extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, em Guarulhos.

Com o novo aditivo serão acrescentados cinco novos produtos referentes a extensão oeste da Linha 13-Jade entre Engenheiro Goulart e Gabriela Mistral/Tiquatira. Serão produzidos os levantamentos de interferências, sondagens de solo, anteprojetos de infraestrutura, edificações e orçamentos.

O contrato foi prolongado em mais seis meses com aumento dos custos da ordem de R$ 615 mil, totalizando R$ 3,1 milhões. O grupo responsável pelos projetos é o Consórcio Projetista L13 Leste formado pelas empresas Egis e Addax.

Obras incluídas na concessão das linhas 11, 12 e 13

O governo do estado trabalha com a extensão da Linha 13-Jade em ambas as direções, mas a responsabilidade pela construção desses novos trechos caberá à futura contratada na concessão conjunta com as linhas 11-Coral e 12-Safira.

As informações preliminares indicam que a expansão de 5,2 km até Gabriel Mistral deverá ficar pronta até 2030 enquanto a extensão norte, com 10,4 km, será implantada até o início da próxima década.

Haverá ainda um investimento contingente para levar a Linha 13 de Gabriela Mistral até a Mooca, ou seja, uma expansão opcional, caso a gestão pública e o parceiro privado considerem viável.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/cptm-autoriza-estudos-para-levar-linha-13-jade-ate-encontro-com-o-metro/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*