Metrô CPTM – As obras do People Mover do Aeroporto de Guarulhos se encaminham para a reta final, com um certo atraso em relação aos planos originais.
Ainda assim, o consórcio AeroGRU está bem próximo de concluir as algumas etapas importantes como a estação no Terminal 2 e alguns sistemas e equipamentos da linha ferroviária.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Outro marco perto de ser atingido é o comissionamento dos dois primeiros veículos Aeromovel, fornecidos pela Aerom.
A empresa anunciou em suas redes sociais nesta semana que eles estão na etapa final de testes antes de serem liberados para aprovação. O terceiro veículo, na cor laranja, no entanto ainda não foi entregue.
Nem o consórcio nem a GRU Airport, concessionária do aeroporto e que é responsável pelo projeto, divulgam datas exatas de inauguração.
O CEO da Aerom, Marcus Coester, chegou a afirmar que o sistema começará a funcionar em operação assistida em um trecho menor e ser expandido à medida que os testes evoluam.
Previsão furada
Já o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem repetido a postura do seu antecessor, João Doria, e tratado o People Mover como um projeto do estado de São Paulo.
Como se sabe, a implantação da linha que ligará os três terminais do aeroporto à Linha 13-Jade da CPTM é de responsabilidade do governo federal, do qual o próprio Tarcísio participou na gestão passada.
Os recursos que bancam o projeto são oriundos da outorga paga pela GRU Airport pela concessão e que foram liberadas pela União para financiá-lo. Ao estado coube apenas apoiar os estudos e ajudar na conexão com a malha metroferroviária.
Apesar disso, Tarcísio anunciou meses atrás que o People Mover estrearia em agosto, o que não ocorreu. Segundo alguns sites, o governador disse recentemente que o sistema estreará em dezembro.
Portanto, vale desconfiar da previsão e esperar pelo anúncio oficial de quem está realmente à frente do projeto.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/primeiros-veiculos-aeromovel-do-people-mover-perto-de-serem-comissionados/
Seja o primeiro a comentar