Diário dos Trilhos – A Aerom, empresa responsável pela construção e tecnologia do sistema de aeromóvel para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, informou nesta quarta-feira (3), que os testes de comissionamento dos trens estão em fase final.
Com previsão de ser entregue até dezembro deste ano, o sistema contará com três composições fabricadas pela Marcopolo, das quais duas já estão no terminal.
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Cada trem do modelo A200 possui dois carros articulados, em uma composição de 24,7 metros de comprimento.
Contam com abertura automática de portas, ar-condicionado, sistema antifogo, saída de emergência em cada extremidade, espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida e acesso à área interna facilitado, com oito portas amplas.
Além disso, cada estação contará com portas de plataforma parecidas com o sistema presente nas estações de metrô em São Paulo, evitando acessos indevidos na via, queda de objetos e acidentes.
O terceiro trem chegará em breve no aeroporto em Guarulhos, onde será encarrilhado, ou seja, montado nos trilhos para conectar a estação de trem ao aeroporto.
O aeromóvel (chamado também de people mover) foi tirado do papel como uma forma de completar a conexão entre os terminais do aeroporto e o sistema de trens na Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no lugar dos atuais ônibus, alvo de críticas pelo tempo de viagem e a comparação negativa em relação aos principais aeroportos pelo mundo.
Seu trajeto total da linha será realizado em seis minutos com quatro paradas. Veja abaixo quais são:
– Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade);
– Terminal 1;
– Terminal 2;
– Terminal 3.
A projeção é de atender aproximadamente 50 mil pessoas por dia, somados os dois sentidos de viagem, transportando até 200 pessoas por trem.
Para isto está sendo investido mais de R$ 270 milhões de reais por parte da concessionária administradora do Aeroporto Internacional, a GRU Airport, além de incentivos fiscais por parte do Governo do Estado, como a isenção total de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para as obras até a sua entrega, prevista para acontecer até o final do segundo semestre de 2024.
O atendimento será 24 horas por dia, visando atender inclusive passageiros que utilizam voos durante a madrugada e também aos trabalhadores do aeroporto, usuários dos atuais ônibus de conexão que ficam lotados em horários de maior movimento.
Os trens vão contar com um sistema informativo integrado ao aeroporto, exibindo aos passageiros os paineis de chegadas e partidas de voos, além de possuir Wi-Fi, ar-condicionado e espaço para a acomodação de malas e outras bagagens.
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