ANTT – A VLI Logística, uma das principais concessionárias de transporte ferroviário no Brasil, anunciou na manhã desta quinta-feira (12/9), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a compra de sete novas locomotivas para operar o primeiro Acordo de Transporte Ferroviário (ATF) dentro do país. O anúncio aconteceu durante a reunião de alinhamento estratégico com a Agência. A aquisição visa expandir a atuação da empresa no corredor Vitória-Minas, atualmente sob acordo operacional com a Vale. Essa decisão marca um passo significativo para a empresa, que busca consolidar sua presença em uma das principais malhas ferroviárias do país.
A diretoria colegiada da ANTT participou da reunião, ao lado da equipe técnica que cuida do transporte ferroviário na Agência e da diretoria da VLI. Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, esses encontros são fundamentais para atualizar o status das demandas, pendências e projeções, além de reforçar o diálogo entre concessionárias e o órgão regulador. “A parceria e as reuniões periódicas são fundamentais para o bom andamento dos contratos e o atendimento às necessidades dos usuários”, destacou Vitale.
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Durante a reunião, também foram colocadas em pautas discussões importantes sobre as concessões da VLI e os projetos para os próximos anos, especialmente para fechar 2024 e planejar 2025. Foram abordados temas como a devolução de trechos ferroviários (como o trecho Bhering-Varginha), a extinção de contratos de arrendamento e a arbitragem entre a FNS e a concessionária Rumo, que impacta diretamente as operações na Ferrovia Norte-Sul.
Outro ponto de destaque da reunião foi o cronograma de obras e as discussões sobre a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, essencial para a operação da VLI no longo prazo. A FCA é a maior ferrovia em extensão no Brasil, sendo peça-chave para a interligação logística entre diversos estados.
Expansão das operações em Vitória-Minas
A VLI já é uma das líderes do setor ferroviário brasileiro, com concessões que cobrem mais de 8 mil quilômetros de trilhos, incluindo a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a Ferrovia Norte-Sul (FNS). No entanto, o novo investimento nas operações em Vitória-Minas simboliza uma nova fase de crescimento. A ferrovia, atualmente sob controle da Vale, transporta grandes volumes de minério de ferro e a entrada da VLI promete diversificar o transporte de cargas na região, fortalecendo o corredor logístico nacional.
Para o CEO da VLI Multimodal S.A, Fábio Marchiori, com a adição dessas locomotivas a VLI espera aumentar a capacidade de transporte de cargas diversificadas, consolidando sua estratégia de ampliar a interligação das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. “O objetivo é criar mais rotas eficientes para o escoamento de grãos, combustíveis e outros produtos essenciais para a economia do país”, destacou.
Investimentos e perspectivas futuras
Nos últimos anos, a VLI tem se destacado por seus robustos investimentos. Entre 2014 e 2023, a empresa aplicou mais de R$ 14 bilhões em infraestrutura, o que inclui a modernização de terminais intermodais e a ampliação da capacidade de transporte. Atualmente, a companhia possui um parque de mais de 800 locomotivas e 24 mil vagões, operando em 300 municípios e cobrindo 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Com um volume de carga transportada em 2023 que atingiu 61 milhões de toneladas (TU), a empresa segue sua trajetória de crescimento. A compra das sete locomotivas para a operação em Vitória-Minas reforça a estratégia da VLI de diversificação de modais e ampliação do transporte de cargas além do minério de ferro, que domina a malha Vitória-Minas.
O EBITDA da VLI, que já supera os R$ 4,5 bilhões, é um reflexo do sucesso da gestão e da eficiência operacional. Com ativos avaliados em mais de R$ 24 bilhões, a concessionária é uma das mais importantes no setor ferroviário nacional, sendo vital para o escoamento da produção agrícola e mineral do Brasil, além de atender demandas industriais.
Desafios regulatórios e arbitragem FNS x Rumo
Durante o encontro, também foram discutidos desafios regulatórios envolvendo o contrato de arrendamento da Ferrovia Norte-Sul. Em particular, a arbitragem entre a VLI e a concessionária Rumo sobre a operação no trecho que interliga Anápolis (GO) e Estrela D’Oeste (SP) foi um dos pontos centrais. O principal ponto de discordância entre as partes diz respeito ao limite de peso por eixo dos vagões, que afeta a competitividade do corredor Norte como rota de escoamento para a fronteira agrícola do Brasil.
A resolução dessas questões é necessária e fundamental para garantir a interoperabilidade entre os diferentes trechos da ferrovia e assegurar que os planos do governo para a expansão da infraestrutura ferroviária, como o projeto da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), possam ser viabilizados sem grandes entraves.
Expectativas para 2024/2025
A VLI continua focada em fortalecer sua posição como um dos principais operadores logísticos do Brasil. A empresa está alinhada com os projetos do Governo Federal, por meio da ANTT, para a melhoria da infraestrutura ferroviária do país.
O cronograma de obras, a renovação das concessões e a resolução de pendências com a ANTT são fundamentais para o sucesso dos próximos anos, além da compra das 7 locomotivas. “Essa parceria entre o público e o privado, entre concessionária e governo, está dando certo e aponta para um futuro de maior integração logística, trazendo benefícios tanto para o setor ferroviário quanto para a economia do país como um todo”, finalizou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
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