Diário dos Trilhos – A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) firmou nesta segunda-feira (25), um acordo com europeus para modernização do sistema do centro de controle dos trens no Brás.
O evento contou com a presença do Ministro-Presidente do Governo da Região flamenga da Bélgica, Matthias Diependaele, e executivos da empresa belga, Barco,empresa especializada em tecnologia.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A parceria entre as empresas consiste em tratativas de serviços de manutenção e atualização tecnológica do sistema de Vídeo Wall do CCO Brás, permitindo em tempo real uma melhor gestão da circulação dos trens nas linhas urbanas.
O novo contrato prevê a substituição de projetores LED por tecnologia LASER, que oferece maior durabilidade e eficiência energética, além da modernização do sistema de controle com a plataforma CTRL 10×2, ampliando a capacidade de monitoramento. Também estão inclusos serviços de manutenção preventiva e corretiva, suporte técnico especializado e treinamento operacional das equipes.
“A parceria de mais de uma década entre Flandres e São Paulo, representada pela colaboração entre a CPTM e a Barco, é um exemplo extraordinário de como a tecnologia pode transformar a mobilidade urbana. Estamos orgulhosos de contribuir com nossa expertise para modernizar o sistema de transporte público, reforçando os laços entre nossas regiões e beneficiando diretamente milhões de passageiros diariamente”, afirmou Matthias Diependaele.
A parceria entre a CPTM e Barco dura mais de uma década e o encontro desta semana resultou na assinatura de uma carta de intenções, reafirmando o compromisso mútuo de buscar excelência e inovação no transporte público.
Seja o primeiro a comentar