G1 – O incêndio que atingiu um trem da Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade na estação Santo Amaro na manhã de domingo (24) foi causado por fatores externos e não relacionados à energia ou ao trem, segundo informações da concessionária. Na manhã desta segunda-feira (25), a linha opera normalmente.
De acordo com empresa, a equipe técnica encontrou um cabo de aço que não pertence ao sistema próximo à rede aérea onde ocorreu o problema. Foi iniciada uma apuração interna para saber se o cabo se soltou de algum lugar ou foi arremessado. Um boletim de ocorrência será registrado após a conclusão do relatório.
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O trem que pegou fogo é um dos mais novos do sistema e está em operação há apenas cerca de um mês.
A empresa é alvo de críticas frequentes por parte dos passageiros em razão de panes, atrasos e falhas. No ano passado, a concessionária chegou a assinar um termo com o Ministério Público para não ser processada por causa dos problemas. Em contrapartida, ela se comprometeu a antecipar investimentos.
Também no ano passado, uma falha no sistema elétrico da Linha 9 deixou os passageiros na mão por vários dias. A concessionária pediu à polícia investigação por suspeita de vandalismo.
Imagens registradas por passageiros mostram o momento em que o fogo causa uma pequena explosão no teto do trem. A concessionária informou que o incêndio foi “rapidamente controlado” e não houve feridos.
Falha na estação Autódromo
Esse não foi o único problema enfrentado pelos passageiros no fim de semana. Na manhã de domingo, houve também uma falha no sistema elétrico na região da estação Autódromo. Passageiros chegaram a andar pelos trilhos.
Segundo a ViaMobilidade, a falha foi causada por uma “oscilação externa de energia”, o que afetou a circulação de trens entre as estações Morumbi e Mendes-Vila Natal. Ônibus da operação Paese foram acionados para reforçar o atendimento aos passageiros.
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