O início do fim da CPTM: Linha 10-Turquesa deve ter edital de concessão lançado em 2025

Metrô CPTM – A Secretária de Parcerias em Investimento, pasta que promove as concessões do sistema sobre trilhos, deverá iniciar o processo de concessão da Linha 10-Turquesa, a última operada pela CPTM no começo de 2025.

O ramal será leiloado junto com o projeto da Linha 14-Ônix, que a estatal projeta, mas que nascerá fora do seu escopo.

Segundo entrevista do secretário Rafael Benini dada ao canal CNN Money, a concessão das linhas 11, 12 e 13 (Lote Alto Tietê) terá seu edital publicado ainda em novembro. O leilão está previsto para o final de março de 2025.

O executivo afirmou que após o leilão dos três ramais, a pasta começará o processo para lançar a concessão das linhas 10 e 14.

A ideia é que sejam realizadas as primeiras audiências públicas para a concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix. Esta segunda linha deverá ser implantada como VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) cortando a zona leste de norte a sul.

A publicação do edital das últimas linhas da CPTM deverá ocorrer ainda em 2025. O leilão poderá ocorrer entre o final de 2025 e o começo de 2026.

Próximos trens regionais

Benini também trouxe previsões sobre os demais trens regionais (Trem Intercidades) que serão lançados. O serviço até Sorocaba será o próximo TIC a ser leiloado.

TIC Sorocaba deverá ser o último dos leilões das rotas ferroviárias a entrarem em disputa. A rota de trens rápidos deverá promover uma ligação eficiente entre a Região Metropolitana de São Paulo e Sorocaba.

Investimentos

O governo prevê investimentos da ordem de R$ 37 bilhões com o leilão de todos os ativos. Para as linhas 11, 12 e 13 estão previstos investimentos de R$ 13,3 bilhões entre expansão e modernização.

Para as linhas 10 e 14 o montante previsto será de R$ 15 bilhões, alavancado principalmente pela construção da nova Linha 14-Ônix. A escolha por VLT torna o projeto mais barato e fácil de ser implantado, mas de eficiência duvidosa.

O TIC Sorocaba deverá ter investimentos mais simples, da ordem de R$ 9 bilhões. A menor quantidade de estações e um possível compartilhamento de faixa de domínio pode possibilitar a redução dos custos de implantação.

Tempo entre leilões

Uma das preocupações da Secretaria de Parcerias em Investimento é a realização de uma sequência de leilões que não possa exaurir a capacidade total de investimento do setor privado.

A proposta é acompanhar o clima do setor ativamente para soltar os novos projetos em momentos mais oportunos, possibilitando assim maior chance de sucesso aos projetos.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/o-inicio-do-fim-da-cptm-linha-10-turquesa-deve-ter-edital-de-concessao-lancado-em-2025/

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