Trilhos em expansão
Brasil tem mais de 800 km de ferrovia de carga em construção. Em passageiros, a ligação ao Aeroporto de Guarulhos e o segundo trecho do VLT da Baixada Santista estão praticamente concluídos
O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, publicado com detalhes pela Revista Ferroviária na edição passada, mostra que o Brasil está realizando obras de construção para novas ferrovias públicas. Ao todo, 868 km de trilhos de trem estão em desenvolvimento, sendo 485 km na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e 383 km na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado e com os estados, municípios e movimentos sociais, com objetivo de acelerar o crescimento econômico e a inclusão social.
As obras da Fiol têm aproximadamente 1.527 km de extensão e ligarão o futuro Porto de Ilhéus (BA) à Ferrovia Norte-Sul. De acordo com a Casa Civil, a Fiol será fundamental para o escoamento de produtos para o mercado externo e para o transporte de alimentos processados, cimento, combustíveis, soja em grão, farelo de soja, manufaturados, petroquímicos e minerais.
Seja o primeiro a comentar