Metrô CPTM – Há poucas semanas do encerramento da Fase Preliminar da concessão do Trem Intercidades Eixo Norte, que inclui a Linha 7-Rubi, a operadora TIC Trens já está se preparando para receber o treinamento de suas equipes, abrindo assim a etapa Pré-Operacional do contrato.
Durante os seis primeiros meses do contrato, a operadora teve tempo para organizar sua estrutura e definir seus planos de operação, bem como planos de obras.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em publicações realizadas nas redes sociais é possível ver funcionários da operadora em uma palestra realizada dentro do CCO da CPTM. Registros disponibilizados em plataformas públicas de informação mostram que a operadora pediu adiantamento dos treinamentos.
O site procurou a TIC Trens para maiores esclarecimentos. A concessionária enviou a seguinte nota ao site:
“Conforme previsto no Contrato de Concessão, a TIC Trens assumirá a operação da Linha 7-Rubi a partir de 26/11/2025, marcando o início da Fase Operacional.
Já em 1º de dezembro deste ano, tem início a Fase Pré-Operacional, período em que a Concessionária realizará treinamentos com a CPTM e capacitará seus colaboradores, garantindo a preparação necessária para o início das operações em novembro de 2025.”
A TIC Trens deverá, segundo o contrato de concessão, capacitar os multiplicadores da empresa. Estes por sua vez serão responsáveis por repassar o conhecimento aos demais funcionários que deverão ser contratados ao longo da fase pré-operacional.
A assunção definitiva da operação deverá ocorrer no final de novembro de 2025.
Seja o primeiro a comentar