Metrô CPTM – Parece piada de mau gosto, mas a modernização do sistema de sinalização do Metrô de São Paulo já perdura por 16 anos e acaba de ser estendida mais uma vez com um novo aditivo que adia seu fim por quase três anos.
O contrato que foi firmado com a Alstom em 2008 (isso mesmo que você leu) deve chegar próximo aos 20 anos de vigência, algo completamente irracional do ponto de vista de gerenciamento de projetos.
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A finalidade do contrato é, entre vários pontos, a troca do sistema de sinalização das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha para o padrão CBTC. O modelo permite a redução dos intervalos através da tecnologia de “bloco móvel”.
O sistema entrou em operação inicialmente na Linha 2-Verde apenas em 2020, ou seja, 12 anos após início do contrato.
Em 2022, foi a vez da Linha 1-Azul ganhar o sistema de sinalização que está em operação.
A Linha 3-Vermelha ainda é o grande impasse do contrato. O Metrô chegou a mudar o cronograma de entrega do final de 2024 para o status “em reprogramação”.
Um novo documento sugere um atraso bastante evidente. Segundo o termo aditivo nº06, o contrato para a modernização do sistema de sinalização será encerrado apenas em agosto de 2027.
Cabe citar que este contrato também engloba as portas de plataforma das estações Itaquera e Barra Funda, esta última tendo que ser comissionada apenas recentemente. A estrutura estava implantada e parada há meses, assim como em Itaquera.
Questiona-se o que leva um contrato de modernização ter uma duração tão prolongada. O serviço, que foi contratado no dia 3 de julho de 2008, é de fato tão complexo? Ou existe, porventura, algum empecilho “não técnico” que impeça um avanço minimamente aceitável?
Atualmente a Linha 3-Vermelha opera com o sistema de sinalização ATC. Apesar de parecer obsoleto, tal sistema conseguiu a proeza de transportar mais de 1,4 milhão de passageiros por dia nos períodos de ouro do Metrô, um número bastante expressivo para um sistema antigo.
É certo que o CBTC deverá chegar à Linha 3 antes de 2027, mas espanta que um contrato possa ter tantos problemas para ser prolongado por tanto tempo, o equivalente a mais de um terço do tempo de operação do Metrô em toda a sua história.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/alstom-vai-levar-quase-20-anos-para-concluir-contrato-do-cbtc-do-metro/
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