Folha de S. Paulo – Não foi somente de mudança climática e transição energética que o governador do Pará falou com o presidente Lula antes de embarcar para a COP29.
Helder Barbalho (MDB-PA) pediu que o governo federal ajude a destravar a renovação da concessão da Estrada de Ferro Carajás, que é operada pela Vale e interliga o Porto de Itaqui (MA) às províncias minerais da serra dos Carajás, no Pará, por quase 1.000 km.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Solicitei ao presidente Lula, que junto com o ministro dos Transportes, Renan Filho, possam priorizar o processo de antecipação da renovação da concessão da ferrovia Carajás e incluir no plano de investimento da malha ferroviária do Brasil o trecho que liga a Açailândia ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA)”, disse Barbalho em nota.
Para o governador, é importante integrar a Norte-Sul e o projeto prevê a ligação final desta ferrovia (que se conecta no Norte à Estrada de Ferro Carajás) a Estrela D’Oeste (SP).
“Esse trecho ligaria o porto de Barcarena a Estrela D’Oeste (SP), onde a FNS [Ferrovia Norte-Sul] se conecta à Malha Paulista, chegando ao Porto de Santos.”
Seja o primeiro a comentar