Mobilidade Estadão – O novo Terminal Varginha da SPTrans, que terá conexão com a futura Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, teve seu prazo de entrega adiado para o segundo semestre de 2026. De acordo com a CPTM, a ação não implica acréscimo de valor ao contrato.
Vale lembrar que a previsão inicial para entrega do Terminal Varginha pronto era novembro de 2021. Desde então, tanto o Terminal quanto a futura estação de trem anexa tem suas datas de entrega prolongadas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Por fim, em nota para o Mobilidade Estadão, a CPTM afirmou que “o terminal de ônibus teve atraso nas obras por conta da emissão da LI (Licença de Instalação), sem acréscimo de valor até a presente data. A obras estão em andamento”.
O novo Terminal Varginha
O futuro Terminal Varginha deve permitir a transferência de 47 mil pessoas para o sistema de trem todos os dias. Dentre os bairros na região, estão Varginha, Vila Natal, Granja Nossa senhora Aparecida, Jardim Maria Amália, Jardim Maria Fernandes e Jardim Guanabara.
As obras prometem facilitar o acesso dos moradores do extremo sul da capital ao centro. Atualmente, a última estação de trem da Linha 9-Esmeralda é a Bruno Covas-Mendes/Vila Natal, que chega até o bairro do Grajaú.
De acordo com a CPTM: “as obras estruturais da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda terminaram. Neste momento, estão em curso os ajustes técnicos e operacionais necessários a operação do sistema. A estação será aberta após a conclusão dessa etapa e fiscalização da Comissão de Monitoramento de Concessões (CMCP)”.
Seja o primeiro a comentar