Valor Econômico – O parlamento do Vietnã aprovou um projeto de US$ 67 bilhões para construir uma ferrovia de alta velocidade que reduzirá o tempo de viagem entre Hanói e Ho Chi Minh de 35 horas para apenas 5,5 horas.
O trem, com velocidade de 350 km/h, exigirá a remoção de 120 mil residentes e a ocupação de áreas de florestas protegidas e campos de arroz, informou a Assembleia Nacional no fim de semana ao aprovar o plano.
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A construção poderá começar em 2027, segundo o Ministério dos Transportes, para um projeto que já está em estudo há 18 anos. Nesse período, o Vietnã foi ultrapassado pelo vizinho Laos, que implementou um trem-bala com tecnologia chinesa, apesar de ter uma população menor que a da capital vietnamita. Um comitê parlamentar estabeleceu a conclusão da obra para 2035, em reunião no último dia 6.
Antes da votação, parlamentares discutiram possíveis impactos negativos da ferrovia, como poluição durante a construção e destruição de habitats naturais, especialmente se forem relaxadas as normas de mineração para obtenção de materiais. A deputada Ma Thi Thuy destacou a necessidade de avaliar cuidadosamente os impactos sociais e culturais, principalmente nas comunidades agrícolas e de minorias étnicas, sugerindo apoio para famílias que perderem suas fontes de sustento e para aquelas que “contribuíram para a revolução”, uma prioridade no país comunista.
A linha de 1.500 km percorrerá 23 estações em 20 províncias e cidades ao longo da espinha dorsal do país. Segundo a emissora Parliament TV, o período estimado de retorno do investimento público será de 33,6 anos.
Embora o Vietnã seja uma alternativa cada vez mais importante à China na cadeia de suprimentos, sua infraestrutura deficiente faz com que o transporte de mercadorias entre norte e sul seja mais caro que o envio para Cingapura. Espera-se que melhorias como o trem-bala reduzam esses custos.
Além de conectar centros econômicos, a ferrovia também poderá atender a “requisitos de dupla utilização para defesa e segurança nacional, transportando mercadorias quando necessário”, segundo o parlamento.
O governo estabeleceu que não mais de 30% do orçamento do projeto será financiado por empréstimos, sejam domésticos ou por meio de ajuda internacional, e afirmou estar analisando modelos ferroviários do Japão e da China. Também destacou a importância de gerir a dívida pública e adaptar padrões técnicos, como a compatibilidade entre diferentes bitolas em linhas já existentes.
A ferrovia deve reduzir o tempo de viagem entre Hanói e Cidade de Ho Chi Minh para 5,5 horas, contra mais de um dia atualmente na ferrovia construída por colonizadores franceses. A popularização de voos de baixo custo também permitiu que milhões de pessoas façam o trajeto entre as duas maiores cidades vietnamitas em cerca de duas horas.
“O povo realmente espera que este projeto seja implementado o mais rápido possível”, disse o ministro dos Transportes, Nguyen Van Thang, citado pelo governo. No entanto, ele alertou que o Vietnã precisa “preparar-se cuidadosamente para evitar consequências como os atrasos em outras linhas ferroviárias recentes.”
O país comunista também planeja modernizar a ferrovia que conecta o Vietnã à China. A nova linha de 427 km ligará Lao Cai, Hanói, a cidade portuária de Haiphong e a cidade turística de Ha Long City, segundo a Agência de Notícias do Vietnã.
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