Metrô CPTM – A gestão de Tarcísio de Freitas à frente do governo de São Paulo chegou à sua metade nesta semana sem que tenha ocorrido qualquer expansão na malha metroferroviária.
O que tem sido visto na maioria dos casos são apenas a continuidade de obras que gestores anteriores já haviam começado ou adiantado o processo licitatório.
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Em 2024 esperava-se pela inauguração da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, mas mais uma vez a extensão do ramal ficou para depois.
Enquanto alguns projetos foram herdados com problemas, como a Linha 17-Ouro, outros acabaram atrasando, como foi o caso da Linha 6-Laranja.
Veja a seguir um balanço dos principais projetos
Linha 2-Verde
Congeladas em 2014, as obras da extensão até Penha foram retomadas pela gestão de João Doria em 2020. A promessa era de conclusão em 2025, porém, logo imprevistos impediram a meta.
No ano passado, o governo previu que as primeiras estações do novo trecho (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) deverão ser entregues apenas em 2027, após o fim do atual mandato de Tarcísio.
Há a promessa de iniciar as obras entre Penha e Dutra, em Guarulhos, neste trimestre.
Linha 4-Amarela
Prometida por várias gestões, a extensão que ligará Vila Sônia a Taboão da Serra, com uma estação intermediária, Chácara do Jockey, deveria ter as obras iniciadas no fim de 2024, o que não ocorreu. A previsão atual é que sejam iniciadas este ano e concluídas em 2028.
A obra deve ficar a cargo da concessionária ViaQuatro por meio de um novo aditivo.
Linha 5-Lilás
Também prometida pela gestão Doria, a extensão após Capão Redondo, com duas novas estações Comendador Sant’anna e Jardim Ângela, devem ser iniciadas este ano com previsão para entrega em 2029. A obra deve ser feita pela concessionária ViaMobilidade.
A ampliação da estação Santo Amaro, prevista em contrato a cargo da ViaMobilidade, que deveria ter sido entregue em 2021 e prometida para 2024, agora tem previsão para 2025.
Linha 6-Laranja
Após quase ser cancelada, a Linha 6-Laranja teve o contrato assumido pela Acciona na gestão Doria com prazo de conclusão original de entrega em 2025.
No entanto, a inauguração foi dividida em dudas fases, a primeira com oito estações (Brasilândia a Perdizes) esperada para outubro de 2026.
Já a segunda fase, entre Perdizes e São Joaquim, ficará para a próxima gestão ou um segundo mandato de Tarcísio, caso ele concorra à reeleição e vença o pleito.
O governador vem costurando junto à Acciona aditivos para que ela prolongue a linha nas duas pontas, porém nada ainda está definido.
Linha 7-Rubi
Licitação para concessão foi concluída no ano passado dentro do contrato do Trem Intercidades Eixo Norte. Vale ressaltar que o processo licitatório começou em gestões passadas e terminou na atual.
A concessionária TIC Trens , de propriedade da Comporte e da CRRC, será a responsável pela operação da linha hoje com a CPTM a partir do final deste ano. Ela também implantará o serviço expresso entre São Paulo e Campinas (2031) e o Trem Intermetropolitano entre Jundiaí e Campinas (2029).
Linha 8-Diamante
Embora tenha um potencial pequeno, a futura estação Ambuitá, na extensão da Linha 8, está em ritmo acelerado de construção pela ViaMobilidade. Ela pode acabar sendo aberta antes que Varginha, o projeto em tese mais perto de ser inaugurado.
Linha 9-Esmeralda
Linha que tem a estação mais próxima a ser entregue da rede metroferroviária, a inauguração da estação Varginha vem sendo adiada por ao menos dois anos pela gestão estadual e agora já não há mais prazo concreto, por mais que a estação esteja “pronta”, conforme informado pela CPTM
Quando entregue, a estação será operada pela ViaMobilidade.
Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix
A Linha 10-Turqiesa, hoje operada pela CPTM, deve ser repassada à iniciativa privada no fim deste ano por meio de um leilão ainda sem data marcada. O edital tão pouco foi apresentado. O que se sabe é que o novo concessionário deverá construir a Linha 14-Ônix, um VLT que ligará Guarulhos a região do ABC Paulista.
Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
As três da CPTM devem ser entregues à iniciativa privada em licitação que ocorrerá em março, caso não haja nenhum imprevisto. O plano prevê reformas de estações e também a construção de novas paradas como Bom Retiro e a extensão leste da Linha 13 até Bonsucesso.
Linha 15-Prata
Há frentes de obras nas duas pontas da Linha 15, ambas tocadas pelo Metrô. Do lado leste, que contará com mais 2 estações (Boa Esperança e Jacu Pêssego) e um novo pátio, também tiveram obras iniciadas por gestões passadas.
Já a ponta oeste, onde está sendo construída a estação Ipiranga, com futura conexão com a Linha 10-Turquesa, o processo licitatório foi iniciado na gestão Rodrigo Garcia e as obras iniciadas na atual gestão. As obras, de ambas as pontas, também tem previsão de conclusão após o fim do mandato de Tarcísio.
Linha 17-Ouro
Um dos pontos de maior destaque que teve atuação da gestão de Tarcísio foi a retomada das obras civis da Linha 17-Ouro. Logo no início do mandato, ele rescindiu contrato com consórcio que estava a frente às obras, sem avanços, e assinou contrato com a Agis Construção S.A em setembro de 2023.
A Agis havia participado do processo licitatório de 2019 porém, não foi a vencedora. Desde então, as obras civis vem ganhando grandes avanços nunca antes visto na Linha 17.
Já o contrato com a chinesa BYD, que prevê entrega dos trens de monotrilho bem como as portas de plataforma e sistema de energia, foi fruto de acordo com a gestão passada.
Futuras linhas em discussão
A gestão Tarcísio vem também discutindo a viabilidade de tirar do papel as linhas16-Violeta, 19-Celeste e 20-Rosa.
A mais adiantada das três passou a ser a Linha 16. No próximo dia 6 de janeiro vence o prazo que Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) para divulgar a decisão sobre os requerimentos sobe o estudo de viabilidade da linha. A Acciona é a mais interessada em construir e operar o ramal.
Novos trens para o Metrô
A gestão Tarcísio finalmente realizou o leilão para a aquisição de 44 novos trens para o Metrô no último mês. A vencedora foi a chinesa CRRC que ofereceu ofereceu R$ 3,1 bilhão para a fabricação dos trens que formarão a frota R.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/gestao-tarcisio-chega-a-metade-do-mandato-sem-inaugurar-nenhuma-nova-estacao-na-rede-metroferroviaria/
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