G1 – O Metrô de Teresina passou a funcionar com tarifa zero nesta terça-feira (7), confirmou o presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins. O anúncio do benefício havia sido feito no ano passado, após aprovação na Lei Orçamentária, e a implementação era aguardada pela população que utiliza o transporte público.
O transporte opera hoje no horário de 7h às 19h, fazendo percurso entre a região do Grande Dirceu (Estação Dirceu II), na Zona Sudeste da capital, ao Centro (Estação Alberto Silva). Ao todo, são 10 estações, distribuídas por 13,5 Km. Por dia, em média, cerca de 5 mil utilizam o serviço.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Na segunda-feira (6), o Governo do Estado inaugurou a nova sede da CFLP na Estação Ferroviária de Teresina, localizada na Avenida Miguel Rosa. Durante o evento, foram assinados dois contratos, um para compra de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), no valor de R$ 97.145.413,21 e outro no valor de R$ 237.924.958,98, que vai ser investido na modernização do metrô.
Além da a aquisição dos VLTs, serão realizadas diversas obras de infraestrutura, como a construção de três novas estações de passageiros nos bairros Mafuá, Piçarra e São João, a modernização das cinco já existentes, a duplicação da via férrea, e a construção de uma nova ponte sobre o rio Poti.
Além disso, serão implantados novos sistemas de sinalização, telecomunicações e um Centro de Controle Operacional. Wilson Martins afirmou que a expectativa é que a demanda do metrô aumente com a modernização do serviço.
“A ideia é que, ao final das obras das duas etapas, o metrô de Teresina transporte até 50 mil passageiros por dia, com VLTs passando a cada 15 minutos e reduzir o tempo de viagem de 35 para cerca de 22 minutos entre o terminal do Itararé e a Praça da Bandeira”, afirmou.
Seja o primeiro a comentar