Estadão – O governo Tarcísio de Freitas ganhou um prêmio pela parceria público-privada que viabilizou a concessão de um trem que conectará São Paulo a Campinas (SP). O projeto, chamado de “PPP Trem Intercidades Eixo Norte”, inclui uma linha férrea de 101 km, com uma viagem prevista de 64 minutos da Barra Funda, na capital paulista, até Campinas (SP), com parada em Jundiaí (SP).
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), venceu na categoria “Melhor Estruturação de Projetos” da quarta edição do Prêmio P3C 2025, realizado nesta segunda-feira, 24, pela Necta Inova e pela B3, a bolsa de valores brasileira.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O governo de São Paulo calcula que a parceria público-privada somará R$ 14,2 bilhões em investimentos e projeta geração de 10 mil empregos, com impacto em 11 municípios. A gestão estadual fechou contrato em 2024 com a C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que foi a concessionária vencedora da concessão.
“Esse prêmio reforça o compromisso do Governo de SP em estruturar projetos que transformam a mobilidade, geram empregos e impulsionam o desenvolvimento regional”, disse o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, à Coluna do Estadão.
Seja o primeiro a comentar