Diário dos trilhos – O primeiro trem da nova Linha 6-Laranja de metrô em São Paulo está perto de ser fabricado por completo e será enviado para a capital paulista.
De acordo com informações da concessionária Linha Uni ao site, até junho deste ano o cabeça de série, ou seja, o trem número um, será entregue no Pátio Morro Grande, na Zona Norte de São Paulo.
A previsão da concessionária junto com a fabricante Alstom é otimista, uma vez que após a chegada do primeiro, os outros 21 trens serão entregues gradualmente neste ano e em 2026, para viabilizar a inauguração da nova linha metroviária.
A Linha 6-Laranja
A obra da Linha 6-Laranja irá ligar a Brasilândia, na zona norte da cidade de São Paulo, até a Estação São Joaquim, na área central da capital paulista. Ao todo são 15,3 km de linha com 15 estações, 18 poços de ventilação e saída de emergência, centro de controle, manutenção e estacionamento de trens.
Serão 22 trens responsáveis por transportar cerca de 630 mil pessoas todos os dias. O primeiro desta frota será entregue neste ano.
Já uma segunda e terceira expansão, para o norte com mais duas estações após Brasilândia e quatro estações ao sul para chegar até a Mooca, estão sendo discutidas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A nova frota de trens
De acordo com a Linha Uni, cada composição tem as seguintes tecnologias e inovações:
– menor consumo de energia elétrica;
– espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida;
– mapas dinâmicos de linhas;
– monitores e vigilância por vídeo;
– sistema óptico de detecção de fumaça e sistema de extinção de incêndio.
Além disso, o sistema de operação é automatizado, o que retira a necessidade de um operador de para a condução.
Por contar com essa funcionalidade, câmeras gravando a visão à frente do trem, com armazenamento de sete dias para eventuais checagens e consultas por parte da concessionária estarão disponíveis.
Já na parte externa, a pintura será com destaque na cor laranja, com a máscara frontal em preto, levando a logomarca da Linha Uni.
A capacidade total de transporte por viagem é de 2.044 passageiros, podendo alcançar a velocidade de 90 km/h, projetando atender cerca de 630 mil pessoas por dia na linha.
Seja o primeiro a comentar