Gazeta de SP – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira (5/2) durante a apresentação do projeto básico da linha 20-Rosa do Metrô que, até 2025, sete tuneladoras poderão estar em atividade na capital paulista e na Grande São Paulo.
Além disso, ele revelou que o edital para as obras da Linha 19-Celeste, que ligará a estação Anhangabaú, no centro de São Paulo, ao Bosque Maia, em Guarulhos, deve ser lançado em março.
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“Ano que vem teremos sete tuneladoras em funcionamento. Haverá uma na extensão da Linha-6, uma na Linha-16, duas na Linha-2 e três na Linha-19”, detalhou o governador.
Expansão da Linha 19-Celeste
A Linha 19 contará com 15 estações e três tuneladoras, cada uma responsável por escavar um trecho de aproximadamente cinco estações. A construção será dividida em três lotes:
Primeiro lote: Cinco estações e seis poços de ventilação (VSEs) entre Bosque Maia e Itapegica.
Segundo lote: Cinco estações, seis VSEs e o Pátio Vila Medeiros, entre Jardim Julieta e Vila Maria.
Terceiro lote: Cinco estações e seis VSEs, entre Catumbi e Anhangabaú.
No caso da Linha 16, o governo ainda estuda a possibilidade de reutilizar a tuneladora que chegou à Brasilândia nesta semana.
Trens e orçamento
A Linha 19-Celeste contará com 31 trens, projetados para transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
A nova conexão promete reduzir os deslocamentos em até uma hora e oferecer integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do metrô, além de possíveis conexões futuras com a rede de trens metropolitanos.
O investimento estimado para a construção da linha é de R$ 19,5 bilhões, valor que inclui as obras civis, aquisição de trens, implementação dos sistemas de controle e desapropriações necessárias.
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