Gazeta de SP – O novo trem interno do Aeroporto de Guarulhos, conhecido como People Mover, que ligará os três terminais de embarque à estação da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), terá a entrega adiada para o segundo semestre deste ano.
Inicialmente, a previsão de entrega do serviço era para o final de 2024, mas, segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi adiada para março deste ano. Agora, a entrega está prevista para o segundo semestre.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O projeto do People Mover foi apresentado em 2022. Com um investimento privado estimado de R$ 272 milhões, a obra foi financiada com recursos da outorga da concessionária GRU Airport.
A linha do People Mover terá quatro estações e poderá transportar até 2 mil pessoas por hora em cada direção. Cada viagem durará, no máximo, seis minutos, com o mesmo intervalo de espera entre os trens.
O novo sistema substituirá os ônibus que atualmente fazem a ligação entre os terminais e a estação da CPTM. Segundo a Secretaria de Transportes, o serviço será gratuito para os usuários.
Funcionamento
O People Mover é um sistema de transporte automatizado que utiliza veículos movidos a ar comprimido sobre trilhos elevados.
O sistema opera com ar comprimido para impulsionar os veículos: um ventilador ou compressor instalado na estação direciona o ar por dutos, criando um diferencial de pressão que movimenta os trens.
Esse processo elimina a necessidade de motores a bordo, resultando em veículos mais leves, eficientes e livres de poluição.
Fonte: https://www.gazetasp.com.br/cotidiano/novo-trem-aeroporto-guarulhos-atrasa-novo-entenda/1152106/
Porque uma sucessão de atrasos, se a via e trilhos já estão prontos e os 3 trens já fizeram testes? Provavelmente algum problema técnico, acredito.
No maior aeroporto do país, sem transporte por trilhos, como acontece em toda Europa?
Qual a razão para o atrazo se as estações dos três terminais estão prontas para operação?