Valor Econômico – De 2023 a 2025, o Brasil leiloou e assinou contratos de parcerias com empresas que envolvem investimentos de US$ 32,2 bilhões, disse nesta quarta-feira (09) o secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti, durante o evento PPP Americas, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na capital peruana. A carteira de projetos em elaboração pelo governo federal soma 121 projetos e, pelos entes subnacionais, outros 58 projetos.
Dos projetos em preparação, um dos destaques é a associação entre o governo federal e quatro Estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco) para estruturar uma Parceria Público-Privada (PPP) para o projeto de integração de bacias do São Francisco. O investimento é estimado em US$ 2,76 bilhões e a publicação do edital é estimada para o próximo mês de agosto. O leilão é esperado para o mês de novembro.
Estão em preparação também 39 projetos na área de portos, 21 em rodovias, e 18 em concessões de parques florestais, entre outros.
“Avançamos na concessão de florestas”, disse Cavalcanti. Os projetos, explicou envolvem não só a exploração racional dos recursos naturais, como também a recuperação de áreas degradadas com uso de créditos de carbono.
Entre as novas fronteiras de PPPs, o governo federal está modelando duas parcerias para hospitais.
Seja o primeiro a comentar