A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) completou 15 anos de fundação nesta quinta-feira (28). Criada por Joubert Flores, João Gouveia, Rodrigo Vilaça, Sávio Neves e Vicente Abate, a entidade foi concebida para representar os interesses da mobilidade sobre trilhos no Brasil e comemora a data destacando conquistas e avanços no setor metroferroviário.
Desde sua criação, a ANPTrilhos tem atuado como articuladora entre operadores, indústria, governo e sociedade, contribuindo para a formulação de políticas públicas, elaboração de estudos técnicos e desenvolvimento de projetos voltados à expansão e modernização do transporte ferroviário de passageiros.
As comemorações pelos 15 anos ocorreram em Brasília, em um jantar que reuniu associados, fundadores, representantes do governo federal e estadual, além de líderes da indústria e convidados. O presidente do Conselho Administrativo, Joubert Flores, destacou a evolução da entidade desde seus primeiros anos. “Nessa comemoração desses 15 anos, essa é a festa da família com pessoas que são pares, que são parceiros e ajudaram a gente chegar até aqui. Hoje as portas se abrem porque o nosso trabalho foi reconhecido. Temos que continuar juntos para celebrar mais vitórias que só a união, o trabalho e o compromisso conquistam”, afirmou.
A diretora executiva da associação, Ana Patrizia Lira, ressaltou a credibilidade conquistada no setor. “Esses 15 anos é o reflexo do trabalho que a equipe da ANPTrilhos entregou durante todos esses anos em relação realmente a toda relação que foi construída. Tenho orgulho de participar de uma associação que de fato é séria, respeitada, organizada e, mais do que tudo, apoiada por seus associados, pelo governo federal e por todos que fazem parte do setor metroferroviário”, disse.
Trajetória e perspectivas
Ao longo de sua história, a ANPTrilhos acompanhou mudanças estruturais no transporte sobre trilhos, ampliou o diálogo com autoridades públicas e pautou debates estratégicos sobre o futuro da mobilidade urbana no Brasil.
Segundo a entidade, o transporte ferroviário de passageiros se consolida como alternativa sustentável e eficiente para as grandes cidades, e a associação pretende ampliar sua atuação nos próximos anos, fortalecendo parcerias e impulsionando soluções inovadoras voltadas à eficiência, integração e sustentabilidade no setor.
Seja o primeiro a comentar