33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Governo investe R$ 160 milhões para modernizar sistema de trens urbanos

Super Rádio Tupi (RJ) – O Governo do Estado aplicou R$ 160 milhões em obras de modernização do sistema ferroviário, medida que faz parte do acordo de transição homologado em dezembro de 2024 para a escolha de um novo operador. O objetivo é manter os serviços, ampliar a eficiência e reduzir o tempo de deslocamento da população.

Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), a SuperVia vem realizando obras de infraestrutura, manutenção e modernização elétrica desde o início do ano. A secretária Priscila Sakalem destacou que a meta é garantir dignidade aos passageiros durante a fase de transição e fortalecer a qualidade do transporte público.

Principais melhorias já implementadas

  • Segurança: substituição de 40 km de cabos de cobre por alumínio, reduzindo os furtos em 50%.
  • Tecnologia antivandalismo: troca de 7.000 visores de portas, 2.600 assentos e 35 para-brisas. Casos de janelas danificadas caíram de 369 para 30.
  • Mais trens em circulação: reintegração de cinco composições que estavam fora de operação.
  • Menor tempo de viagem: intervalos menores e trajetos encurtados nos ramais Japeri, Saracuruna e Santa Cruz.
  • Infraestrutura: substituição de trilhos, dormentes e vigas de pontes, além de reformas em estações e oficinas.

Entre os resultados mais expressivos está a redução do intervalo dos trens expressos do ramal Japeri, que caiu de 10 para 6 minutos no horário de pico, e a economia de até 25 minutos em deslocamentos diários para os passageiros. No ramal Saracuruna, os intervalos caíram de 15 para 12 minutos, enquanto no Santa Cruz o tempo de viagem foi encurtado em cinco minutos.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

A modernização também chegou às estações e oficinas, com revitalização de telhados, passarelas e sistemas de cobertura.

O presidente da SuperVia, Everton Trindade, destacou que o número de passageiros já reflete as melhorias, saltando de 287 mil para 330 mil usuários por dia. Em maio, o sistema chegou a registrar recorde de 373.538 embarques em um único dia, aumento de 16,6% em relação à média.

Fonte: https://www.tupi.fm/rio/governo-investe-r-160-milhoes-para-modernizar-sistema-de-trens-urbanos/

VÁ ALÉM DA MANCHETE

O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.

A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.

ASSINE E RECEBA A ANÁLISE QUE O MERCADO LÊ »

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*