Correio Braziliense – Em sua sexta visita a Minas Gerais somente em 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta sexta-feira (29/8) a relevância do estado no cenário político, econômico e cultural do país e anunciou um pacote de investimentos que inclui a expansão do metrô da capital.
Durante entrevista a Rádio Itatiaia, o petista confirmou o repasse de R$ 1 bilhão para a construção de três novas estações do metrô de Belo Horizonte, ligando a Estação Novo Eldorado às futuras paradas Parque São João e Beatriz. O recurso faz parte do PAC Mobilidade, programa que prevê aportes de R$ 9,6 bilhões em todo o Brasil.
Além do anúncio de hoje, o presidente antecipou que retornará ao estado na próxima semana para lançar o programa Gás do Povo e assinar um contrato de R$ 456 milhões destinados ao transporte público sustentável. O valor será aplicado na compra de ônibus elétricos e na recuperação de 64 quilômetros de faixas exclusivas para transporte coletivo em Belo Horizonte.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
Na mesma viagem, Lula também planeja visitar Montes Claros, onde participará da inauguração da Acelen Renováveis. A empresa vai investir quase R$ 3 bilhões em biocombustíveis a partir do cultivo de macaúba, envolvendo pequenos produtores da região.
Território-chave
O chefe do Executivo aproveitou para ressaltar a importância simbólica e estratégica de Minas Gerais. “Tudo passa por Minas Gerais. É um estado plural, que carrega traços de várias regiões do Brasil, além de ter uma cultura e uma culinária únicas, que representam a diversidade do país”, afirmou.
Com a agenda intensa no estado, o governo federal busca reforçar sua presença em Minas Gerais, considerado um dos territórios-chave tanto para a política nacional quanto para o desenvolvimento econômico.
VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Vai entregar Um bilhão depois de privatizar?
Mas se privatizou porque o estado vai continuar pondo dinheiro?
A privatização não é para que o Estado pare de gastar e comece a usar o dinheiro do privado?
e pior o dinheiro que a empresa usou para comprar vem do BNDS.
É como se eu vendesse meu carro, emprestasse o o meu dinheiro para comprador me pagar parcelado e ainda eu pagasse a conta para o mecânico consertar o carro depois que vendi.
boms entendedores entender~]ao o que aconteceu de verdade
Ele, não anuncia nada que não seja com nosso dinheiro, nós que pagamos os impostos. Onde está o “feito” disso? Engraçado que a esquerda não queria a privatização do metrô de BH e agora quer usar como campanha eleitoral…Essa é a esquerda que está destruindo o Brasil.
Vejo muitos disparates nas notícias. Primeiro quase 1 bi pra construir 3 estações ou já incluído a propina e o desvio? E outra coisa, transporte sustentável? O transporte não é privado?