Folha de S. Paulo – O grupo de engenharia português Mota-Engil disse nesta terça-feira (9) que investirá cerca de R$ 2 bilhões para a construção do primeiro túnel imerso da América Latina, entre as cidades litorâneas paulistas de Santos e Guarujá, após ter vencido leilão para concessão de 30 anos.
Conforme comunicado emitido pela empresa, o total do investimento no túnel será de cerca de R$ 8 bilhões, dos quais até R$ 5,8 bilhões virão de aportes públicos, divididos igualmente entre o governo federal e o governo de São Paulo, sendo o valor restante de sua responsabilidade.
A sua subsidiária Mota-Engil Latam Portugal venceu o leilão na sexta-feira (5), com oferta de desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública anual de R$ 438 milhões.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
Contudo, a empresa destacou que se trata apenas da primeira fase do processo, e que a assinatura do contrato está prevista para ocorrer até o final do ano.
O projeto de 1,5 quilômetro de extensão, onde 870 metros serão submersos, deve agilizar o fluxo entre as duas cidades, cujas populações atualmente dependem de uma conexão rodoviária de 40 quilômetros ou de balsas para se movimentarem entre as duas margens.
O túnel terá seis pistas para veículos, ciclovia, passagem para pedestres e espaço reservado para um futuro VLT (veículo leve sobre trilhos).
VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Seja o primeiro a comentar