33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Trens da CPTM geram 27 vezes menos carbono que ônibus a diesel, diz estudo

Exame – Os trens operados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) geram 96% menos CO² (dióxido de carbono) por passageiro ônibus urbano movido a diesel, segundo relatório de emissões de fases de efeito estufa publicado nesta quarta-feira, 19, pela estatal.

Segundo os dados, a CPTM gerou em 2024 37 mil toneladas de CO₂ equivalente, considerando emissões diretas e indiretas em suas operações. Cerca de 56,8% do total de emissões vem da eletricidade. O modal funciona em um sistema eletrointensivo, com alta eficiência climática.

O índice médio registrado foi de 3,3 gCO₂ por passageiro/quilômetro, o que significa que uma viagem de trem emite até 27 vezes menos carbono do que a mesma distância percorrida por ônibus a diesel, cuja média é de 90,6 gCO₂/passageiro/km.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Segundo a companhia, um trem com 2.000 passageiros emite cerca de 153 kg de CO₂ por viagem média. Para transportar o mesmo número de pessoas, seriam necessários 25 ônibus, com emissões totais de 4,2 toneladas.

Metrô de SP e empresas de carga também mostram eficiência

O Metrô de São Paulo, outro modal sobre trilhos e eletrificado, registrou em 2022 uma taxa de 3,0 gCO₂e por passageiro/km. O resultado, próximo ao da CPTM. Segundo o relatório, isso reforça o desempenho ambiental mais eficiente do transporte ferroviário urbano.

Já no transporte de cargas, operadoras como a Rumo e a MRS também publicam inventários regulares de emissões, mas com foco em uma matriz operacional distinta, centrada na logística de grandes volumes e longas distâncias.

Fonte: https://exame.com/brasil/trens-da-cptm-geram-27-vezes-menos-carbono-que-onibus-a-diesel-diz-estudo/

VÁ ALÉM DA MANCHETE

O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.

A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.

ASSINE E RECEBA A ANÁLISE QUE O MERCADO LÊ »

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*