G1 – O governador Cláudio Castro anunciou que vai anular o reajuste da passagem do metrô do Rio, que estava previsto para entrar em vigor em abril.
Segundo ele, o Estado vai destinar R$ 37 milhões em recursos públicos para manter a tarifa em R$ 7,90 ao longo deste ano. O governador também informou que a tarifa social, no valor de R$ 5, será renovada.
A decisão foi divulgada nas redes sociais, dias após a concessionária MetrôRio anunciar o aumento da tarifa para R$ 8,20. O reajuste, de R$ 0,30 — equivalente a 3,8% — começaria a valer em 12 de abril e seria publicado no Diário Oficial do Estado.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
Em nota, o MetrôRio informou que, contratualmente, a tarifa é reajustada anualmente com base no IPCA. A concessionária argumenta que, embora o metrô carioca tenha a passagem mais cara do país, a chamada “tarifa regulatória” — valor que a empresa precisa receber por passageiro para manter a operação — é a mais baixa do Brasil.
Segundo a empresa, isso ocorre porque o Governo do Estado do Rio destina menos recursos em subsídios ao sistema quando comparado a outras unidades da federação.
Já a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários (Agetransp) reforçou a importância da ampliação dos subsídios públicos para todos os usuários do sistema, e não apenas para os beneficiários da tarifa social.
Caso o reajuste fosse mantido, seria o segundo aumento consecutivo. Em abril de 2025, a tarifa passou de R$ 7,50 para R$ 7,90, mantendo o metrô do Rio como o mais caro do país. O reajuste anual está previsto no contrato de concessão.
Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/02/26/governador-passagem-do-metro-rio.ghtml
Seja o primeiro a comentar