33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Governo de SP desapropria novos terrenos entre Jundiaí e Campinas para a TIC Trens

Metrô CPTM – A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Governo de São Paulo, concedeu sinal verde para a concessionária TIC Trens desapropriar imóveis e terrenos entre Jundiaí e Campinas, por meio de uma resolução publicada nesta terça-feira, 24.

De acordo com o documento, a empresa deve buscar por via judicial ou amigável a posse de 16 áreas pertencentes a pessoas físicas e privadas, totalizando 27.146,84m² (vinte e sete mil, cento e quarenta a seis metros quadrados e oitenta e quatro decímetros quadrados).

Além de localidades de Jundiaí e Campinas lindeiras à via férrea, constam também pontos em Louveira e Valinhos, municípios no percurso do Trem Intercidades e que serão atendidas pelo Trem InterMetropolitano (TIM).

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Os custos dos processos de desapropriação serão de responsabilidade da TIC Trens, devendo essa, conforme cada acordo celebrado, remunerar a parte afetada pela resolução com a perda parcial ou total de sua propriedade.

A previsão da concessionária é iniciar em maio deste ano as obras entre Jundiaí e Campinas, iniciando por infraestrutura e drenagem, mas posteriormente com a via permanente, essencial para permitir uma convivência sadia e integrada de trens de carga, trens de passageiros convencionais e o trem expresso entre o interior e a capital paulista.

O trem expresso deve estrear em 2031 e atender Campinas e Jundiaí, no interior, e a estação Água Branca, na capital paulista.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/governo-de-sp-desapropria-novos-terrenos-entre-jundiai-e-campinas-para-a-tic-trens/

1 Comentário

  1. Boa noite. Hã tempos atrás tinha ouvido falar que o trem intercidades viria de Campinas até Americana. Podem confirmar isso. Gratos

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*