33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Metrô Rio sobe para R$ 8,20 e mantém tarifa mais cara do Brasil

Diário do Rio – A tarifa do Metrô Rio vai subir de R$ 7,90 para R$ 8,20 a partir do dia 12 de abril. O aumento, de R$ 0,30, representa reajuste de 3,8% e será publicado no Diário Oficial do estado, segundo a concessionária.

Com o novo valor, o metrô da capital fluminense segue como o mais caro do Brasil. O impacto recai direto no orçamento de quem depende do transporte todos os dias.

O reajuste anterior ocorreu em abril de 2025, quando a passagem passou de R$ 7,50 para R$ 7,90. O aumento anual está previsto no contrato de concessão firmado com o governo do estado.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Ônibus e demais modais também subiram

O transporte municipal do Rio também ficou mais caro neste ano. Desde janeiro, as tarifas de ônibus, VLTBRT, vans e os chamados “cabritinhos” passaram de R$ 4,70 para R$ 5.

Apesar de o passageiro pagar R$ 5, o valor total recebido pelas empresas é maior. A chamada tarifa de remuneração foi fixada em R$ 6,60. A diferença de R$ 1,60 por viagem é coberta pela Prefeitura do Rio por meio de subsídio.

Esse repasse ocorre após a conversão da remuneração por passageiro em pagamento por quilômetro rodado, modelo adotado na reformulação do sistema municipal.

Com os reajustes no metrô e nos ônibus, o custo do transporte público volta ao centro do debate sobre mobilidade e custo de vida no Rio de Janeiro.

Fonte: https://diariodorio.com/metro-rio-sobe-para-r-820-e-mantem-tarifa-mais-cara-do-brasil/#goog_rewarded

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*