33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Metrô cancela licitação e prorroga contrato do Terminal Barra Funda até 2050

G1 – O Metrô de São Paulo cancelou a licitação aberta no ano passado para escolher uma nova administradora do Terminal Rodoviário da Barra Funda, na Zona Oeste da capital, e prorrogou o contrato com o Consórcio Prima, responsável pela gestão do espaço.

Com a mudança, o acordo passa a valer até 2050 e prevê R$ 29 milhões em investimentos em melhorias na infraestrutura do terminal. O novo contrato também estabelece o pagamento de cerca de R$ 80 milhões de outorga ao Metrô.

O terminal sempre foi administrado pelo mesmo grupo empresarial que participou da construção da rodoviária nos anos 1980. Com a prorrogação, a concessionária — que já opera o espaço há 37 anos — deve permanecer responsável pela gestão por pelo menos mais 24 anos.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Segundo o Metrô, apesar do cancelamento da licitação, diversas exigências previstas no edital foram incorporadas ao novo contrato.

Entre as melhorias previstas estão:

  • substituição das coberturas das rampas de acesso;
  • reestruturação das plataformas;
  • troca de itens dos banheiros;
  • instalação de gerador;
  • implantação de novos elevadores e escadas rolantes;
  • Wi-Fi gratuito em todas as áreas;
  • assentos estofados na área de espera;
  • substituição do piso por granito.

O novo acordo também permite a exploração comercial do terminal até 2050, prazo nove anos maior do que o previsto na licitação que acabou cancelada.

Em nota, o Metrô afirmou que a licitação foi cancelada porque a manutenção da concessão atual se mostrou mais vantajosa financeiramente.

Já a concessionária informou que a manutenção do terminal segue um cronograma regular, que garante a qualidade da operação e o atendimento aos passageiros.

Problemas de conservação

No ano passado, a TV Globo mostrou problemas de conservação no terminal, como rachaduras no piso, infiltrações e equipamentos quebrados.

Parte dos reparos foi realizada desde então. A cobertura de uma rampa de acesso que estava danificada foi consertada e uma janela quebrada também foi arrumada. Os sinais de infiltração diminuíram.

Outros problemas, porém, permanecem. Uma área de piso metálico que apresentava ferrugem e rachaduras segue interditada. Rachaduras em estruturas também continuam visíveis.

O monitor de chegadas e partidas, que antes não funcionava, estava ligado nesta semana, mas sem conexão. No banheiro, ainda há cabines interditadas.

Passageiros também relatam dificuldades para carregar o celular, já que não há tomadas próximas aos assentos da sala de espera, o que obriga muitas pessoas a ficar em pé ou sentadas no chão.

“Precisa ter mais bancos confortáveis, mais carregadores para celulares e mais opções de banheiro. A higiene também poderia melhorar bastante”, disse um usuário ouvido pela reportagem.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2026/03/06/metro-cancela-licitacao-e-prorroga-contrato-do-terminal-barra-funda-ate-2050.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*