33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Com Andrade Gutierrez em recuperação, empresas veem caminho livre em linha do metrô de SP

Folha de S. Paulo – Para os envolvidos nas construção da Linha 19-Celeste do Metrô de São Paulo, o pedido de recuperação extrajudicial da Andrade Gutierrez nesta quarta-feira (20) não muda o cenário macro da concessão, mas abre espaço para a assinatura do contrato e início das obras. Derrotada na disputa pelo lote 2 (entre estações Jardim Julieta e Vila Maria, na capital), ela questiona o resultado na Justiça.

Segundo pessoas ouvidas pela coluna, a situação financeira da Andrade Gutierrez torna mais difícil o questionamento apresentado por ela contra o consórcio vencedor, liderado pela Odebrecht. Foi quem apresentou oferta de R$ 6,7 bilhões pelo lote.

Também fazem parte do grupo vencedor a Álya e a italiana Ghella. Elas questionam a demora para começar a construção. Elas esperam a assinatura de contratos com o metrô porque não veem impeditivos para o início das obras.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

A Andrade Gutierrez acusou o consórcio ganhador de manipular tabelas de preços para inflar custos iniciais de obra e formar reservas de caixa com recursos públicos em uma licitação do Metrô de São Paulo. Em primeira instância, a Justiça negou liminar que suspenderia a licitação.

A Odebrecht também ficou com a concessão do lote 3, entre as estações Catumbi e Anhangabaú.

Procurada, a Odebrecht não comentou. Em um primeiro momento, o Metrô de São Paulo afirma que a situação da Andrade Gutierrez não deve mudar o andamento da construção.

Em 14 de maio, o Metrô já havia dito que os certames ainda estão em fase de avaliação da documentação dos consórcios vencedores, etapa que antecede a homologação.

A informação de que a Andrade Gutierrez estaria negociando um acordo extrajudicial com credores para reestruturar sua dívida já circulava no setor. A construtora entrou com o pedido de RJ em Belo Horizonte nesta terça-feira para renegociar dívidas de R$ 3 bilhões.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2026/05/com-andrade-gutierrez-em-recuperacao-consorcio-liderado-pela-odebrecht-ve-caminho-livre-em-linha-do-metro-de-sp.shtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*