33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Contrato dos trens urbanos assinado pelo governo do RJ na gestão Castro envolve fundos ligados à Planner, alvo da PF

G1 – Dias antes do então governador Cláudio Castro (PL) renunciar ao cargo, no fim de março, o Governo do Estado firmou contrato com a Nova Via Mobilidade, empresa que substituirá a SuperVia na operação dos trens urbanos da Região Metropolitana do Rio.

O consórcio responsável pela nova operação tem fundos de investimento geridos pela Planner Corretora, empresa que também foi alvo da operação da Polícia Federal realizada na última terça-feira (26).

A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana diz que o processo de escolha do novo operador do sistema ferroviário ocorreu por meio de leilão judicial conduzido pela 6ª Vara Empresarial, seguindo os critérios legais e técnicos estabelecidos no edital (leia a íntegra da nota adiante na reportagem).

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

A expectativa é de renovação para os mais de 300 mil passageiros que utilizam diariamente os trens urbanos. O novo modelo de gestão prevê R$ 600 milhões em investimentos do estado nos próximos anos.

A nova companhia já está atuando e deve assumir definitivamente a operação dos trens em meados de junho.

A promessa de melhorias, porém, agora também esbarra no escândalo investigado pela Polícia Federal. Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estavam o próprio ex-governador, ex-diretores do Rioprevidência e a Planner Corretora de Valores.

Segundo a PF, a empresa atuou como “anteparo” para irregularidades em investimentos do Rioprevidência no Banco Master, permitindo aumentar a retribuição financeira aos operadores das fraudes investigadas.

Para a Procuradoria-Geral da República, a Planner operacionalizou a estrutura ilícita descoberta.

RJ2 apurou que o consórcio vencedor da concorrência — o único interessado na operação — tem como controladores dois fundos de investimento geridos pela Planner Administradora.

Um documento da corretora trata da autorização para que um desses fundos entre no consórcio.

Os fundos são o Magna Fundo de Investimento e o Nova Via Fundo de Investimento. Ambos foram criados no início do ano e têm a Planner como administradora nos registros da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O que diz a Planner

A Planner disse que a contratação da corretora e a estruturação dos fundos foram iniciativas exclusivas dos investidores privados para viabilizar a participação no leilão.

A Planner disse ainda que a corretora não tem qualquer ingerência sobre a operação ferroviária ou as decisões do consórcio.

A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade se pronunciou com a nota abaixo:

“A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana esclarece que o processo de escolha do novo operador do sistema ferroviário ocorreu por meio de leilão judicial conduzido pela 6ª Vara Empresarial, seguindo os critérios legais e técnicos estabelecidos no edital. O Consórcio Nova Via Mobilidade foi o único proponente a apresentar proposta no processo.

O consórcio vencedor apresentou a documentação exigida e foi considerado habilitado após análise da Comissão Especial e validação judicial, atendendo aos requisitos técnicos, econômico-financeiros, fiscais e trabalhistas previstos no processo.

Com a assinatura do contrato, o período de transição operacional entre a atual concessionária e o novo operador, que assumirá o sistema ferroviário a partir do próximo dia 30, ocorreu dentro do cronograma definido judicialmente.

O modelo adotado prevê Contrato de Permissão com duração de cinco anos. Diferentemente da concessão anterior, o serviço permanece sob domínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, cabendo ao operador a execução da operação comercial do sistema ferroviário”.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/05/28/contrato-dos-trens-urbanos-assinado-por-castro-envolve-fundos-ligados-a-planner-alvo-da-pf.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*