33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Metrô de SP assina contrato de sondagens da Linha 22-Marrom

Mobilidade360 – Imagine sair de Cotia e chegar ao centro de São Paulo em menos de uma hora, sem enfrentar as filas intermináveis da Rodovia Raposo Tavares. Esse cenário, que hoje parece um sonho distante para milhares de trabalhadores, deu um passo importante para se tornar realidade. A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) oficializou novas regras para os estudos técnicos que vão preparar o terreno para a construção da Linha 22-Marrom.

Mais do que apenas um papel burocrático, o documento emitido pelo Metrô traz a assinatura oficial de seus diretores e gerentes, o que confirma que o projeto está vivo e avançando dentro do cronograma da estatal. Essas assinaturas representam o compromisso da empresa em transformar o transporte da região oeste, tirando a linha do papel e levando as equipes de engenharia para as ruas.

O Metrô assina e oficializa os estudos em Cotia

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

O foco atual do Metrô está na cidade de Cotia, onde equipes especializadas vão realizar um verdadeiro “raio-x” do solo e das ruas. Através de um documento oficial chamado Ata de Esclarecimentos, assinado em 13 de maio de 2026, a gerência de contratações definiu como as empresas devem trabalhar na região.

As assinaturas de Luis Alberto Ferreira Diaz (Gerente de Compras) e de Rodrigo Rasga Mariano Pereira (Chefe de Contratações) validam a segurança jurídica do projeto. O ato oficial assegura que a empresa responsável pelo mapeamento das ruas possua competência técnica para operar drones e escanear o relevo das áreas onde o Metrô instalará as futuras estações e os pátios de manutenção.

Um mapa subterrâneo para evitar acidentes e atrasos

Antes de qualquer escavação começar, o Metrô precisa saber exatamente o que existe debaixo da terra. O projeto prevê o mapeamento de tubulações de água, redes de esgoto, cabos de energia e dutos de gás na região entre a Rua Lever e a Estrada de Cotia.

Esse cuidado é essencial para o passageiro e para o morador. Quando o Metrô mapeia essas redes com antecedência, ele evita que a obra rompa um cano de água ou corte a luz de um bairro inteiro durante a construção. Além disso, esses estudos definem onde ficarão os pátios de trens, locais fundamentais onde as composições são limpas e revisadas todas as noites para garantir que, na manhã seguinte, o trem chegue pontualmente à plataforma.

Menos tempo no ônibus, mais tempo com a família

A principal promessa da Linha 22-Marrom é devolver tempo ao cidadão. Hoje, quem depende de ônibus na região pode levar até duas horas para chegar à capital. Com o novo ramal, que será totalmente subterrâneo, esse trajeto será feito em apenas 42 minutos.

Ao todo, o projeto prevê 19 estações que vão passar por pontos estratégicos como a Granja Viana, a USP e a Avenida Faria Lima. Isso significa que o passageiro não precisará mais ficar preso no asfalto; ele terá uma opção rápida e segura que passa por baixo da terra, longe do caos do trânsito.

Conexões que facilitam a vida do passageiro

Além de ligar Cotia a São Paulo, a nova linha funcionará como uma peça de um quebra-cabeça que se encaixa em todo o sistema de trilhos da cidade. O passageiro poderá trocar de trem e acessar outras regiões facilmente através de integrações importantes:

Estação Sumaré: Conexão direta com a Linha 2-Verde, facilitando o acesso à região da Avenida Paulista.

Estação Faria Lima: Ligação com a Linha 4-Amarela, o caminho mais rápido para quem vai ao Centro ou a Pinheiros.

Integração em Osasco: Acesso às linhas de trem 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Terminal Cotia: O ponto final da linha será integrado aos ônibus da região, permitindo que moradores de bairros mais afastados também usem o sistema.

Embora a entrega total da linha esteja prevista para a próxima década, o início desses estudos técnicos mostra que o caminho para uma viagem mais rápida e confortável já está sendo traçado agora.

Fonte: https://mobilidade360.com.br/2026/05/14/linha-22-marrom-metro-cotia-estudos-oficiais/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*