Agência Infra – A Ferrovia Transnordestina contará com dez terminais logísticos ao longo do traçado para ampliar a movimentação de cargas e integrar o transporte ferroviário à distribuição rodoviária no Nordeste. A estrutura incluirá nove terminais intermodais e um porto seco, com unidades previstas no Piauí, Pernambuco e Ceará, parte operada pela TLSA (Transnordestina Logística) e parte por investidores privados.
O primeiro terminal privado em construção é o de Iguatu (CE), com início de operação previsto para maio. O empreendimento deverá movimentar cerca de 20 mil toneladas mensais de grãos e farelo e oferecer serviços como transbordo, armazenagem e entrega final por caminhão, permitindo atender desde grandes embarcadores até pequenas empresas.
A operadora estima que a integração entre ferrovia e terminais reduza custos de frete e amplie o acesso ao transporte de carga. Além de Iguatu, estão previstos terminais em Eliseu Martins e Bela Vista do Piauí (PI), Trindade e Salgueiro (PE), Missão Velha, Quixadá e Maranguape (CE), além de um porto seco em Quixeramobim (CE) e conexão com o Porto do Pecém.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
A ferrovia é voltada principalmente ao escoamento de grãos, fertilizantes, combustíveis e outras cargas industriais, ligando áreas produtoras do interior ao litoral e aos portos da região.
Fonte: https://agenciainfra.com/blog/transnordestina-tera-10-terminais-ao-longo-da-ferrovia/
VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Seja o primeiro a comentar