33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Governo de São Paulo determina desapropriações para expansão da Linha 17-Ouro

Metrô CPTM – O Governo de São Paulo determinou nesta sexta-feira, 26, uma nova rodada de desapropriações para expandir a Linha 17-Ouro

Segundo a Resolução 68 da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), um total de 76.171,49 metros quadrados, divididos em localidades como os bairros de Paraisópolis e Morumbi, além da região da Água Espraiada, serão necessários para viabilizar a futura obra.

Tratam-se de residências comuns, de alto padrão e comércios, além de áreas verdes que devem em breve ser transferidas para a propriedade do Metrô.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

No documento é destacado o trecho entre a Rua Senador Otávio Mangabeira (Morumbi) até a Rua Túlio Teodoro de Campos (Jabaquara), e a desapropriação visa garantir o atendimento dos requisitos do traçado deste monotrilho.

A partir da publicação da medida, o Metrô pode buscar de forma amigável ou judicializada, a posse das áreas, devendo também custear a indenização aos proprietários afetados.

De acordo com o projeto, a Linha 17-Ouro deve ser expandida em duas frentes, uma seguindo de Washington Luís até o Jabaquara, garantindo a integração com a Linha 1, e na outra ponta, cruzar o Rio Pinheiros, passar em frente ao Estádio do Morumbis e terminar na Estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela.

Em março, o Metrô lançou um edital para revisar o projeto básico de quatro estações: Vila Paulista no sentido Jabaquara e Panamby, Paraisópolis e Américo Maurano no sentido Morumbi. A licitação ainda terá o leilão a ser realizado.

O plano do governo é dar início às obras em 2028 com entregas em 2032. Já os trechos finais que levarão o ramal a se conectar com as linhas 1-Azul e 4-Amarela pode ocorrer em 2034.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/governo-de-sao-paulo-determina-desapropriacoes-para-expansao-da-linha-17-ouro/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*