O Consórcio
Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e
Metrogreen, foi o vencedor da licitação para implantar e operar o Veículo Leve
sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O modal metropolitano
ligará a região do Comércio de Salvador até a Ilha de São João, no município de
Simões Filho. O investimento total previsto é de R$ 1,5 bilhão.
A aprovação
da proposta econômica foi realizada no modelo de Parceria Público Privada
(PPP), com desconto de 0,01% na contraprestação anual, que será de R$
152.977.352,12. O projeto vencedor foi analisado e aprovado pela Comissão de
Licitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), referente às
Condições de Participação, Garantia da Proposta e Qualificação Técnica
Operacional.
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Com isso, o
consórcio liderado pela BYD Brasil, organização global especializada em energia
limpa e atuante em 250 países, foi declarado totalmente apto para a concessão
do modal, que será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica, sem emissão
de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente.
O edital
garante a integração física do VLT com o sistema de metrô. Nesse sentido, o
consórcio vencedor pretende, com investimento adicional, implantar trecho de
ligação até o Retiro, ao mesmo tempo que o trecho Ilha de São João/Comércio
estará em construção, passando pela Estação da Calçada. Dessa forma, será
viável o funcionamento dos modais em um sistema de rede, através de serviços
complementares.
O leilão, realizado
nesta quarta-feira (23), na sede da Brasil Bolsa Balcão – B3 (fusão da
BM&BOVESPA e Cetip), em São Paulo, teve a participação dos secretários
estaduais da Casa Civil, Bruno Dauster, e de Desenvolvimento Urbano, Demir
Barbosa. O procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, e o presidente da
Companhia de Transporte da Bahia, Eduardo Copello, também estiveram presentes.
“Salvador,
uma das maiores cidades do país, precisa de um transporte público adequado para
sua população. Avançamos muito com o metrô e com as novas vias estruturantes.
Agora, vamos poder oferecer um transporte público de qualidade, seguro e
confortável para quem mora, trabalha ou estuda em toda região do Subúrbio”,
afirmou Dauster.
Já o
secretário de Desenvolvimento Urbano destacou os próximos passos a partir da
decisão desta quarta-feira (23). “Agora, seguiremos os trâmites legais para
homologação da concorrência e assinatura do contrato da PPP, o que já deve
ocorrer em julho”, disse Demir.
Em seguida,
o cronograma dos trabalhos preliminares será iniciado, incluindo as
interferências na poligonal onde será implantado o VLT, com instalação do
canteiro de obras e outros procedimentos. Assim, as obras devem ser iniciadas
em outubro, cerca de 90 dias após a assinatura do contrato.
Veículo Leve
sobre Trilhos
O VLT, que
irá substituir o atual Trem do Subúrbio, terá 19,9 quilômetros de extensão, com
22 estações. Estão previstas intervenções por trechos: o primeiro, entre o
Comércio e a estação da calçada, com 3,5 quilômetros; o segundo, entre Calçada
e Baixa do Fiscal, com 1,1 quilômetro; e o terceiro, entre a Baixa do Fiscal e
Ilha de São João, no município de Simões Filho, com 15,3 quilômetros.
As atuais 10
estações dos trens do Subúrbio serão desativadas e reaproveitadas para
prestação de outros serviços à comunidade, como postos da Polícia Militar e
centros de atendimento. O modal terá capacidade de transportar cerca de 200 mil
usuários por dia.
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