Reclamações por atraso nos trens da CPTM crescem 45% em 2018

As reclamações por atraso nos trens da CPTM (Companhia
Paulista de Trens Metropolitanos) aumentou 45% entre janeiro e setembro deste
ano na comparação com o mesmo período de 2017. Em um ano, a quantidade de
queixas por esse motivo feita por passageiros da CPTM por meio do serviço
SMS-Denúncia, ou seja, por mensagem de celular, saltou de 218 para 317. É o que
apontam dados exclusivos da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos
de São Paulo obtidos pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação.

Outro indicador que registrou alta no período foi o de
queixas por falha ou problema operacional dos trens. Nesse caso, o salto foi de
854 para 880, o que representa um aumento de 3% no período analisado.

 

Reclamações por atraso nos trens

Jan. a set. 2017 – 217

Jan. a set. 2018 – 318

Variação – Alta de 45%

 

Reclamações por falha ou problema nos trens

Jan. a set. 2017 – 854

Jan. a set. 2018 – 880

Variação – Alta de 3%

 

O SMS-Denúncia permite ao passageiro enviar reclamações por
mensagem de celular por meio do número 11-97150-4949. A CPTM divide essas
queixas em 45 categorias. Muitas delas não tratam de situações relacionadas à
circulação dos trens ou à qualidade do serviço de transporte.

É o caso, por exemplo, da presença de ambulantes nos trens
ou nas estações e da poluição sonora, que abrange situações em que o passageiro
se queixa de que outro usuário está ouvindo música, pelo celular e sem fone de
ouvido, em um volume alto, por exemplo. Levando-se em conta a soma desses 45
tipos de queixa, houve entre janeiro e setembro deste ano um aumento de 13% (de
25.742 para 29.108 relatos).

Com cerca de 2,8 milhões de passageiros transportados por
dia útil, a CPTM opera seis linhas, que percorrem um total de 260,8 km e 92
estações.

 

O que diz a CPTM:

“A CPTM esclarece que entre janeiro e setembro, a
operação de trens na Linha 12-Safira foi impactada pelas intervenções
realizadas na Linha 13-Jade, que tem a Estação Engenheiro Goulart como ponto de
conexão entre as duas linhas. Neste período, visando a implantação não só da
Linha 13, mas também do serviços especiais Connect e Airport Express, foram
necessárias obras complementares na Linha 12, no trecho entre as estações
Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino.”

“Em consequência, os trens circularam com maior intervalo
e redução de velocidade em alguns pontos. Além disso, para conclusão das obras,
foi necessário a interrupção parcial da prestação do serviço em alguns fins de
semana, o que gerou insatisfação nos usuários que precisaram completar a viagem
por meio de ônibus, ainda que fornecidos gratuitamente pela CPTM.”

“Outra obra que também impactou a operação ferroviária,
no primeiro semestre, foi a implantação do novo sistema de rede aérea
autocompensada, na Linha 7-Rubi. Essa obra já foi concluída e com o início dos
serviços Connect e Aiport Express, em outubro, a CPTM espera que haja redução
das manifestações negativas dos usuários nos próximos meses.”

 

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