Licitação da PPP da Linha 18 será decidida nesta segunda

A confirmação do vencedor da concorrência pela concessão da Linha 18 (Bronze) da rede metroviária de São Paulo deve ocorrer na tarde da próxima segunda-feira, 7, conforme consta na ata da sessão pública, realizada nessa quinta-feira. Embora apenas um consórcio tenha se apresentado, a Comissão Especial de Licitação ainda analisa os documentos de habilitação e de metodologia de execução constantes do envelope 3 da proposta, que somam mais de duas mil folhas.


O Consórcio ABC Integrado, liderado pela Privav Construções e Comércio, foi o único interessado na parceria público privada (PPP) para a construção, operação e manutenção da linha 18, um monotrilho que ligará a região do ABC paulista à capital. O grupo ofereceu um valor de contraprestação pecuniária de R$ 315.918.227,04, o que corresponde a um deságio de 0,27% em relação ao valor máximo permitido, de R$ 316.773.582,40 (data-base de 01/07/2014).


Além da Primav, que detém 55% do consórcio, participam do ABC Integrado as empresas Cowan (22%), Encalso (22%) e Benito Roggio (1%). A Cowan atua em áreas como construção pesada, exploração de petróleo e gás e concessão de serviços públicos. A Encalso desenvolve atividades diversas no setor de serviços públicos e de construção imobiliária. A empresa Benito Roggio é a operadora do Metrô de Buenos Aires.


A confirmação do consórcio como vencedor da licitação representará para a Primav a entrada no segmento de mobilidade urbana. A Primav, pertencente à construtora CR Almeida, é uma das controladoras do Grupo EcoRodovias e futuramente a concessão pode ser repassada ao grupo de concessões. A EcoRodovias já tinha informado ao mercado que estava estudando a entrada no segmento de mobilidade urbana. Uma decisão final ainda deve ser tomada pelo conselho de administração da EcoRodovias e ser submetida a assembleia de acionistas, o que deve ocorrer no segundo semestre deste ano.


A concessão terá prazo de 25 anos, sendo a previsão inicial de 4 anos de obras e 21 anos de operação. Mas o consórcio já manifestou a intenção em acelerar as obras. “O Consórcio pretende antecipar o prazo de conclusão das obras e início das operações”, disse em nota divulgada na noite de ontem.


A Linha 18 contará com 14,9 quilômetros de vias e 13 estações, e fará a interligação dos municípios de São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo ao sistema metroferroviário paulistano por meio de integração na Estação Tamanduateí (Linha 2 – Verde do Metrô e Linha 10 – Turquesa da CPTM).


O empreendimento tem custo estimado de R$ 4,26 bilhões, sendo que R$ 3,8 bilhões no projeto e outros R$ 406 milhões em desapropriações. Do total, R$ 2,335 bilhões serão custeados pelo Estado de São Paulo. O governo federal contribui com cerca de R$ 400 milhões provenientes do PAC 2, para as desapropriações.

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Fonte: Agência Estado

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