No dia 11, sexta-feira, a partir das 9 horas, e nos dias 12,13 e 14, durante todo o horário de operação, as composições da Trensurb circularão em via única no trecho que compreende as estações São Leopoldo, Rio dos Sinos e Santo Afonso. No restante do sistema, entre as estações Mercado e Unisinos, não haverá alterações. A ação provisória ocorre em função da necessidade de realização de serviços de manutenção preventiva na via elevada.
Dessa forma, os trens em ambos os sentidos operarão, no trecho afetado, pela via por onde normalmente passam as composições em direção ao norte. Assim, os usuários nas estações São Leopoldo e Rio dos Sinos devem observar com atenção os indicadores de destino dos trens no período em que os trabalhos serão realizados. Já o deslocamento entre as estações Rio dos Sinos e Santo Afonso ocorrerá com a transferência entre trens, na mesma plataforma, uma vez que um único veículo circulará no trecho, entre uma estação e outra. Os horários de partidas dos trens serão mantidos conforme grade de serviços prestados normalmente em dias úteis, sábados e domingos.
O trabalho a ser realizado inclui o monitoramento do desgaste e comportamento dinâmico de componentes dos aparelhos de mudança de via no novo trecho da Linha 1. O procedimento é necessário porque esses equipamentos são compostos por peças móveis e eixos que são submetidos a grandes esforços devido ao tráfego de trens. Dessa forma, monitoramento e ajustes são necessários para garantir sua vida útil e a segurança no uso dos aparelhos.
Mais três intervenções semelhantes ocorrerão até o fim de fevereiro, provocando mudanças na circulação de trens.
Seja o primeiro a comentar