A comunicação das empresas com seus consumidores por meio de games, também chamada de gamificação, mostrou que é uma vertente sólida. No mais famoso festival de publicidade do mundo, em Cannes, que está sendo realizado no momento, a campanha Dumb Ways to Die (Formas estúpidas de morrer, em uma tradução livre), ganhou os leões – nome do troféu da competição – nas categorias de marketing direto e de relações públicas. A campanha é composta por um vídeo e um aplicativo.
O Dumb Ways to Die é um serviço público do metrô de Melbourne, na Austrália. Seu intuito é ensinar as pessoas a usar de forma correta e segura os vagões do transporte público da cidade. Para conscientizar os usuários, o app exibe um vídeo em que vários personagens recebem avisos sobre os riscos de utilizar os trens de maneira não apropriada. Segundo a agência que desenvolveu a peça, o objetivo é sensibilizar pessoas que não são afetadas por campanhas tradicionais de conscientização.
A campanha foi iniciada em dezembro de 2012, com o lançamento do vídeo. Em abril ela tomou corpo com o lançamento do game, disponível para iOS e Android.
No jogo, o usuário deve passar por uma série de pequenos desafios para evitar uma morte estúpida. Se não for bem na jogada, pode acabar sendo picado por uma cobra no olho, receber um choque fatal de uma torradeira ou morrer atropelado por um trem. Devido ao seu humor negro, o vídeo foi censurado na Rússia.
A campanha também está cotada para receber outra premiação em Cannes, na categoria vídeo. O filme também está disponível no YouTube e já passou de 50 milhões de exibições.
Além de Cannes, o Dumb Ways to Die já ganhou prêmios na Austrália e nos Estados Unidos.
Confira o vídeo da campanha clicando aqui
Seja o primeiro a comentar