A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) recebeu, na sexta-feiram (27/07), quatro propostas para a compra de 22 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) para a primeira fase do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista. Duas empresas entregaram propostas – Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles S.A. – CAF e Pojazdy Szynowe Pesa Bydgoszcz, empresa polonesa; e os consórcios: Alstom – formado pelas empresas Alstom Brasill Energia e Transporte Ltda e Alstom Transport S.A. – e TREMVIA Santos – formado pelas empresas Trans Sistemas de Transportes S.A. e Vossloh Espanã S.A.
As propostas serão avaliadas pela EMTU. A assinatura do contrato com a vencedora do certame está prevista para setembro de 2012. O primeiro veículo deve ser entregue em 18 meses (abril de 2014). A entrega de todos os trens deve ser concluída até março de 2015 e o investimento estimado é de R$ 284,3 milhões.
O projeto do VLT da Baixada Santista ligará o Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Valongo, em Santos. O trecho de 15 km corresponde à primeira fase do SIM (Sistema Integrado Metropolitano). O projeto inclui obras de infraestrutura, como terminais, estações de transferência, pontos de parada, dispositivos de acessibilidade, intervenções no viário e construção de ciclovias. O investimento total estimado é de R$ 855 milhões.
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Além disso, a EMTU declarou que ainda neste mês de julho será publicado do edital das obras do primeiro trecho. O vencedor desta etapa deve ser conhecido em agosto. O edital de compra dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de tráfego e bloqueios (catracas e guichês) foi publicado no final de junho e o custo estimado é de R$ 171 milhões. O governo de São Paulo estuda uma parceria público-privada (PPP) para a operação do sistema de VLT e para a expansão do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), com a construção dos outros trechos previstos em projeto.
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