Uma nova fábrica de vagões (e de truques)

A Usiminas Mecanica está estudando a construção de uma nova fábrica de vagões de grande capacidade, servida pela fundição de truques ultra moderna que neste momento , está sendo instalada  junto à usina siderúrgica do mesmo nome, em Ipatinga, MG. A fundição começará a produzir já em julho de 2011, adicionando uma capacidade instalada de 2 mil toneladas de truques fundidos por mes, suficiente para fabricar entre 5 mil e 6 mil vagões/ano. Isto corresponde a nada menos de 50 % do que o Brasil pode fabricar hoje (cerca de 12 mil vagões/ano). A decisão da Usiminas Mecânica – fabricante de equipamentos pesados da Usiminas – reflete a disposição de “entrar pesado” no mercado ferroviário, segundo Gustavo Bicalho, gerente de Comercial  da empresa.  Junto com o investimento na fundição – da ordem de R$ 50 milhões – a empresa fez um acordo de transferência de tecnologia com um dos maiores detentores de truques do mundo, a Standard Car Truck. Esta não tem fabricação própria  mas fornece tecnologia para grandes produtores  como a Chi Chi Har chinesa e a Industan indiana, que fornecem para o mundo inteiro.


Esta é a segunda iniciativa da Usiminas no setor. A primeira, bem mais tímida, foi em 2005, quando a produção de vagões bateu o recorde de 7.600 unidades (novo número da Abifer contando as exportações).  Como se sabe, o mercado caiu para 3,7 mil vagões o ano seguinte, depois para 1,3 mil em 2007, e a atividade não foi longe. Agora no entanto a empresa acredita que o cenário é outro, e que pode-se esperar uma demanda entre 3 e 4 mil vagões por ano nos próximos cinco anos.


“Não estamos investindo porque já temos as encomendas”, diz o gerente Comercial. Estamos investindo porque acreditamos no mercado e temos certeza que encomendas virão”. 


Uma decisão anterior, que ajudou na investida atual, foi a separação da fundição e forjaria da usina siderúrgica, decidida em abril passado. O que era tocado com um negócio só agora tem um administração separada – presidida por Guilherme Antunes e dirigida por Jairo Andrade – e uma meta bem clara: mais do que dobrar o faturamento até 2013, passando dos atuais R$ 1,8 bilhões para R$ 4,0. Hoje a Usiminas Mecânica produz estruturas metálicas, equipamento para siderúrgicas e grandes peças com mais de 40 toneladas.


Fisicamente, a fundição e a forjaria continuarão em Ipatinga (MG), ao lado da usina, embora totalmente renovada com o sistema automatizado adquirido da IMF italiana. “É outro tipo de fundição, completamente diferente do que se conhece no Brasil”, diz Bicalho. A fábrica de vagões  no entanto deverá ser transferida para um local ainda não definido.  Para chefiar a engenharia a empresa contrtatou Marcelo Souza, e para chefiar a produção Agnaldo Maia. Ambos vieram da Amsted Maxion.


A Usiminas Mecânica – assim como a Amsted Maxion e a Randon – estarão com estandes na Feira Negócios nos Trilhos, organizada pela Revista Ferroviária, que acontece entre 9 e 11 de novembro próximo no Center Norte, em São Paulo.

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